Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Respeito ao leitor do “Ilustrado”

27/11/2023 19H14

Jornal Ilustrado - Respeito ao leitor do “Ilustrado”

Eliseu Auth

Sim. É por respeitar o ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” que fico matutando semanalmente com ele. Quero-o bem e, sobretudo com valores perenes e princípios coerentes nesta caminhada terrena. A desinformação que o rodeia é avassaladora. Às vezes é por ignorância de quem escreve ou fala. N´outras é má fé mesmo. Coisa pensada por ideologias que vão oprimir o cidadão à frente, embora fiquem babando liberdade sem limites, moral e costumes. Isso é método do extremismo que quer subjugá-lo e dominá-lo na lei do mais forte e no desprezo à plebe que somos todos nós.

Isto posto, volto aos ataques da extrema-direita lá do senado ao Supremo Tribunal Federal. Essa gente não suporta a lei que põe limites e garante respeito a todos. Violando cláusula pétrea na separação dos poderes, fizeram uma emenda que proíbe o Supremo de reconhecer a inconstitucionalidade em liminar que é dada por um ministro e que, em seguida, precisa ser confirmada ou não, pelo plenário (art. 97 CF). Eles desconhecem a importância da liminar que evita o dano irreparável por demora no julgamento. Os juristas chamam isso de “periculum in mora” que é o perigo na demora da decisão final.

O brilhante jurista Ayres Brito adverte: “Quem faz um sexto, faz um cento”. As hordas extremistas querem mais retaliações ao Supremo. De onde provem o desatino, senão da anarquia que visa a tirania? Afinal, nosso Supremo só tem feito o dever de por ordem na casa. Ela está no cumprimento da Constituição que tem feito valer. Assegurou seus princípios que no Direito correspondem aos valores da sociedade. Saibam disso, todos os que se acham acima da lei e da ordem. Também os palpiteiros rasos em rádios, jornais e redes sociais que apóiam a desordem. Na melhor hipótese, são inocentes úteis que flertam com o autoritarismo. O Supremo tem cumprido seu papel com dignidade. Não é problema. É solução no império da lei, da ordem e da Democracia, único regime que garante a verdadeira liberdade.

Temos tanto a fazer neste Brasil de meu Deus e o atraso só se ocupa com intrigas. Não tem proposta pra nada. Tem milícias, tráfico e crime organizado. Desemprego e fome ainda persistem. Cadeias superlotadas e presos sendo filiados às facções. Educação e infra-estrutura precisando mais investimentos e as Florestas que garantem chuvas, só querem avançar sobre elas. Isso tudo não preocupa essa gente. Falta respeito ao leitor do “Ilustrado”.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).