Umuarama

NRE Umuarama

Regional de Umuarama tem 10 alunos classificados para intercâmbio na Nova Zelândia

22/06/2022 08H32

Jornal Ilustrado - Regional de Umuarama tem 10 alunos classificados para intercâmbio na Nova Zelândia

A segunda edição do programa Ganhando o Mundo, idealizado pelo governador Ratinho Junior, selecionou 100 estudantes da rede estadual para um intercâmbio de seis meses na Nova Zelândia, durante o segundo semestre deste ano. Dos alunos que conseguiram a classificação, 10 estão na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE) e na manhã de ontem começaram o processo para viagem com a confecção do passaporte.

Conforme a chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Ana Zanata, a regional de Umuarama foi a que mais qualificou alunos para o intercâmbio e isso mostra a qualidade e o empenho da comunidade escolar da região. “Os alunos da regional de Umuarama estão representando 1 milhão de alunos do Paraná que concorreram a uma vaga. Só no Núcleo de Umuarama são 21 mil. Com esses números podemos dizer que esses alunos – que estamos chamando de TOP 10 – disputaram o vestibular mais concorrido das suas vidas”, disse.

Ainda segundo Gilmara, é muito bom ser gestora do NRE de Umuarama, pois tem os melhores diretores do Paraná. “Essa conquista foi de toda comunidade escolar que estão dedicados a levar educação de qualidade para os alunos. Esse programa que fez parte do plano de governo do Ratinho Junior é um diferencial na vida dos alunos. Não nos cabemos de felicidade, pois esses alunos são o futuro para da nossa região”, ressaltou.

Passaporte

Na manhã de ontem os 10 alunos qualificados para o intercâmbio para Nova Zelândia participaram de um café da manhã no NRE de Umuarama e depois foram para Guaíra, onde deram entrada no passaporte na Delegacia da Polícia Federal.

Jornal Ilustrado - Regional de Umuarama tem 10 alunos classificados para intercâmbio na Nova Zelândia

“Expectativa é de um projeto acolhedor. Espero aprender muito e trazer novidades para meus colegas. É um prazer imenso ser selecionado neste programa e representar minha escola. Não conheço muito sobre a Nova Zelândia, mas sei que é um País de 1º Mundo com uma boa educação e isso vai agregar no meu futuro, uma vez que tenho a intenção de seguir o caminho da advocacia. Quero ainda conhecer a cultura os lugares as escolas. Estou sentindo um misto de alegria e medo”, disse o aluno de Alto Piquiri, Paulo Cesar Dilelli Junior, de 14 anos.

Os alunos classificados foram: Alexandre Lopes Martins de Icaraíma, Julya Biazoto Ribeiro de Altonia, Ketlyn Rocha Dator de Perobal, Maria Eduarda Melo da Cruz de Alto Paraíso, Letícia Caroline Sgorlon de Xambrê, Guilherme José Citron de São Jorge do Patrocínio, Miguel Rodrigues Santos Raimondi de Francisco Alves, Paulo Cesar Dilelli Junior de Alto Piquiri, Sarah Gabriele de Freitas de Umuarama e Fábio André Coutinho Biasuz de Nova Olímpia.

Processo

Conforme a coordenadora do programa em Umuarama, Vanessa Benício, no processo seletivo do programa, o aluno precisa estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

PROPÓSITO

O programa, promovido pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.