Umuarama

FATAL

Região notifica primeira morte de um jovem por dengue hemorrágica

10/03/2020 08H49

epidemia-dengue-umuarama

Uma criança de 11 anos faleceu na tarde do último sábado (7) no hospital Norospar de Umuarama por dengue hemorrágica, com agravo de hepatite fulminante. O jovem seria morador de Perobal e deu entrada no hospital dia 5 deste mês. Na região, este foi o primeiro caso de uma criança morta pela doença, em um cenário em que os óbitos ocorrem principalmente em pessoas idosas, portadoras de outras doenças.

No segundo semestre de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) emitiu boletim registrado dois óbitos por dengue na região de Umuarama, sendo um em Xambrê – uma mulher de 80 anos, portadora de hipertensão e o segundo em Douradina – uma mulher de 81 anos, com hipertensão arterial e doença cardíaca.

Conforme assessoria do hospital, no mês de fevereiro foram 85 notificações de pessoas com dengue só na instituição de saúde, sendo que nove não foram confirmadas. No balanço geral de Vigilância em Saúde de Umuarama, o município conta com são 2646 notificações, 892 casos da doença confirmados e 1.089 em investigação.

Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura de Umuarama, não existe registro de óbito por dengue envolvendo umuaramense.

Mortes no Estado

No último boletim da Sesa, emitido no dia 3, os óbitos por dengue aumentaram no Paraná de 23 para 30. São 7 novos óbitos confirmados que atingem pessoas de várias faixas etárias: uma adolescente de 14 anos, de Marechal Cândido Rondon, portadora de doença autoimune; um homem de 33 anos, de Guaíra, sem comorbidades; uma mulher de 45 anos, de Medianeira, com obesidade e artrose; outra mulher de 45 anos, de Alto Paraná, com hipertensão e lúpus; uma mulher de 66 anos, de Barbosa Ferraz, com diabetes, hipertensão e doença cardíaca; um homem de 72 anos, de Nova Esperança, com doença renal crônica e um homem de 95 anos, de Colorado, com hipertensão arterial.

EPIDEMIA ESTADUAL

A situação de epidemia no Paraná também é confirmada pela incidência que é hoje de 336,21 por 100 mil habitantes. A incidência, no mesmo período, entre 2015/2016 era de 82,9 por 100 mil habitantes.

No total, 106 municípios estão em epidemia, 15 a mais que na semana anterior. Estão em situação de alerta para a dengue 47 municípios, 14 entraram para esta relação a partir da publicação do boletim de hoje.