Tempo
Desde 1998 os umuaramenses não presenciam tanta chuva para o mês de janeiro e conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) a instabilidade do tempo pode permanecer até o início de fevereiro. Os municípios com maior índices de precipitação na região são Altônia e Cidade Gaúcha.
Conforme dados da estação meteorológica instalada no Campus Fazenda de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desde o dia primeiro de janeiro em Umuarama choveu 287 milímetros, sendo que só no dia 1º foram 114 milímetros. Segundo o Simepar, a média de chuvas para o mês é de 155 milímetros e desde 1998 não chove tanto em Umuarama.
Ainda segundo o site do Simepar, existem poucas mudanças nas condições do tempo no Paraná hoje e as chuvas podem persistir até o dia 2 de fevereiro. Desta forma, a massa de ar que predomina no Estado é bastante instável, com altos índices de umidade, condição para chuvas a qualquer hora do dia na maioria dos setores. No norte pioneiro esquenta mais em relação as demais regiões.
Os dados meteorológicos ainda mostraram que ontem a chuva seguiu persistente e com intensidade moderada em cidades da faixa norte, centro e sul do estado o que gerou uma somatória de chuva levada, sendo Campo Mourão 41mm, Cidade Gaúcha 35mm. Guaraqueçaba 58mm e Guarapuava 46mm.
A previsão para os próximos 15 dias é que o tempo permaneça abafado no Paraná, situação que favorece a formação de áreas de instabilidade principalmente durante as tardes. Dessa forma, durante a semana são esperadas chuvas típicas do verão (rápidas e isoladas) na maioria das regiões paranaenses.
As chuvas abrangem maior parte das regiões e os municípios próximos de Umuarama apresentaram índices ainda maiores. Em Altônia conforme os dados do Simepar choveu 341 milímetros, já em Cidade Gaúcha, onde a medição é feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), choveu 351 milímetros.