Umuarama

Meio Ambiente

Recolhimento de lixo eletrônico é realizado hoje em Umuarama

31/05/2019 08H46

A população de Umuarama e região pode descartar nesta quinta-feira (31) o lixo eletrônico que se acumula em casa ou no escritório. O Sescap-PR realiza sua tradicional campanha E-Lixo no Espaço da Feira do Produtor, nos fundos do Estádio Lúcio Pipino, das 8h às 18 horas.

A campanha E-Lixo é uma ação de responsabilidade socioambiental do SESCAP-PR que visa dar destinação correta aos materiais eletrônicos, sem agredir o meio ambiente. Foi lançada em 2011 para resolver um problema de acúmulo de aparelhos inutilizados nas empresas representadas pelo SESCAP-PR e, com o sucesso da ação, surgiu a necessidade de estendê-la à população.

Até hoje a E-Lixo já recolheu e deu um destino correto a 503.099 quilos de materiais descartáveis nas cidades de Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.

O presidente do Sescap-PR, Alceu Dal Bosco, destaca que esta é uma campanha de sucesso, com grande aceitação da população. Ele atribui esse sucesso, também, ao apoio dos parceiros como Unipar, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Faculdade Alfa, Sanepar, Sicoob Arenito, Prefeitura de Umuarama e Cooperuma. “O apoio fortalece esta ação tanto na divulgação quanto na logística e destinação do lixo”, diz Dal Bosco, ao destacar que esses materiais possuem elementos nocivos (abaixo) e se descartados de forma incorreta podem contaminar rios e lençóis freáticos e, consequentemente, prejudicar a todos.

O que descartar?

Podem ser descartado todo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos como computadores; monitores; impressoras; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; televisores; câmeras fotográficas, entre outros.