UMUARAMA
Força de segurança recebeu 163 solicitações de socorro durante o mês de setembro
A questão de pessoas em situação de rua – entre elas usuários de drogas, embriagados, mendicantes etc. – que de alguma forma importunam os cidadãos, representam mais uma vez o maior número de chamados recebidos pela Guarda Municipal de Umuarama (GMU) por meio da central de atendimento no telefone 153. O relatório de ocorrências referente ao mês de setembro deste ano acaba de ser divulgado pela força de segurança, que faz parte da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).
Valdiney Roberto Rissato, comandante da GMU, relata que foram oficialmente registradas 163 ocorrências: 17 denúncias de importunação contra pessoas em situação de rua, 15 abordagens para averiguação de suspeitos, 13 denúncias de trânsito (geralmente sobre veículos estacionados de forma irregular), 11 denúncias de perturbação de sossego e oito denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou estabelecimentos comerciais.
Rissato indica ainda que, entre as ocorrências mais significativas no mês passado, destaque para dois encaminhamentos para a Delegacia de Polícia Civil por flagrante de furto – com a devida recuperação dos objetos. “Também atendemos a 37 solicitações de ordens de serviços solicitadas oficialmente por instituições e órgãos oficiais, que necessitam de apoio tático e especializado em ações de segurança da população”, comenta.
O secretário da Sestram, Valdecir Gonçalves Capelli, observa que a GMU realiza um trabalho de grande proximidade com a comunidade em geral. “Como trata-se de um órgão que desde sua criação, em 1992, atua na segurança dos umuaramenses, é muito comum que as famílias e cidadãos de bem busquem apoio na GMU, pois sabem que nosso efetivo é treinado e capacitado não só para proteger o patrimônio público municipal, mas também para zelar pela segurança das pessoas, além de representar uma instituição que oferece respaldo a outras forças de segurança que atuam em Umuarama, como as polícias Civil, Militar, Ambiental, Samu e BPFron, por exemplo”, pontua.
A GMU também atendeu a outros chamados importantes, como ocorrências no PA, em hospitais, unidades de saúde, no Centro Pop e em escolas e CMEIs, cumprimento de ofícios do Ministério Público determinando o encaminhamento de pessoas ao Hospital Santa Cruz e atendimento de denúncias de maus tratos a pessoa idosa e busca por pessoas desaparecidas. “A GMU realiza ainda proteção municipal preventiva, ou seja, tem presença e patrulhamento ostensivo e atende aos chamados mais diversos de socorro da população. Detalhe: dos nove meses de 2023, em sete deles (ou seja, 78%), a ocorrência recordista é a de pessoas importunadas por usuários de drogas”, finaliza Capelli.
Relatório de Ocorrências – GMU – Setembro de 2023 – Clique aqui.
ATENDIMENTOS DA GUARDA MUNICIPAL
2023
JANEIRO | 195 |
FEVEREIRO | 143 |
MARÇO | 210 |
ABRIL | 188 |
MAIO | 169 |
JUNHO | 152 |
JULHO | 172 |
AGOSTO | 171 |
SETEMBRO | 163 |
TOTAL | 1.563 |
MÉDIA MENSAL | 174 |
2022
JANEIRO | 256 |
FEVEREIRO | 316 |
MARÇO | 310 |
ABRIL | 299 |
MAIO | 321 |
JUNHO | 312 |
JULHO | 285 |
AGOSTO | 277 |
SETEMBRO | 270 |
OUTUBRO | 241 |
NOVEMBRO | 258 |
DEZEMBRO | 235 |
TOTAL | 3.380 |
MÉDIA MENSAL | 282 |
OCORRÊNCIAS LÍDERES – 2023
MÊS | OCORRÊNCIA |
01 | Abordagem para verificação de pessoa em atitude suspeita |
02 | Pessoas importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, embriagados |
03 | Abordagem para verificação de pessoa em atitude suspeita |
04 | Pessoas importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, embriagados |
05 | Pessoas importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, embriagados |
06 | Pessoas importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, embriagados |
07 | Pessoas importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, embriagados |
08 | Pessoas importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, embriagados |
09 | Pessoas importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, embriagados |
Fonte: GMU – Central de Atendimento 153