Dr. Eliseu Auth

04/05/2021

Razões da carreata

03/05/2021 21H07

Eliseu Auth

Na democracia, a liberdade de expressão é assegurada na Constituição. Não é assim nas ditaduras. Nem no comunismo e nem no nazi-fascismo, regimes extremistas de esquerda e direita que a história registra para o mundo conhecer. Tão aí, na nossa cara, exemplos que precisamos não esquecer e combater em nome da liberdade que queremos ter para nós e nossos filhos.

Teve carreata no dia do trabalhador. Não refiro outros lugares, mas aqui desfilaram camionetas de luxo com buzinação e agitação de bandeiras, estampando o nome do nosso presidente. Também torço que pratique a melhor política em favor dos brasileiros, mas não entendi as razões que queriam aplaudir nesta hora. Com certeza, não são os mais de quatrocentos mil brasileiros que covid matou. Também não deve ser o desemprego dos trabalhadores ausentes do buliço. Será a afirmação do ministro da economia de que o vírus é chinês, ofendendo quem compra nossa produção e nos manda insumos de vacina? Ou foi o negacionismo do presidente quanto à ciência?

Se não é nada do que está acima, certeza que não é a falta de vacinas e a imprevidência da gestão federal na saúde que a carreata quis exaltar. Me intrigo e pergunto aos meus botões se os carros de luxo quiseram festejar a queima e a grilagem das florestas. Será que aplaudiam o negacionismo quanto ao clima? Vivemos um prolongado período de seca que castiga nossos pastos, nossas plantações e nossa produção. Então, não deve ser. O cientista Pedro Cortês da USP, que mapeia o clima no Brasil, alerta que o desmatamento da Amazônia e as queimadas, estão reduzindo as chuvas no Brasil. Concluo então que a carreata pode não ter sido comemoração, mas protesto. Será que foi contra a CPI que investiga a gestão federal no campo da saúde? A carreata foi uma manifestação de medo? Talvez seja esta uma das razões da carreata.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).