Colunistas

Eliseu Auth

Questões que se alevantam

24/10/2022 18H38

Jornal Ilustrado - Questões que se alevantam

Eliseu Auth

Há coisas que precisam ser ditas e alguém precisa dizê-las. E redizê-las. Não faço coro ao buliço da alienação, seja ele de caso pensado ou por falta de informação. Ao ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado”, peço que reflita comigo. Nas eleições do próximo domingo, há questões que se alevantam. Já vou a elas porque são cruciais e determinantes para o país que queremos. Delas vai depender o nosso bem estar e o bem dos nossos filhos. Vamos lá.

A Democracia está em jogo nesta eleição. É questão que se alevanta. Só o regime que se guia por leis, impede que ditadores e golpistas governem ao seu bel prazer e dominem as instituições que garantem liberdade e respeito ao povo. Ele é a fonte do poder. Onde o povo não é tudo, não é nada, disse Montesquieu. O iluminista Lord Kames, precursor da antropologia social, em tempos de rei, pregava que ninguém, nem mesmo o monarca está acima da lei.

Nossas almas ansseiam por um país e um planeta atentos às mudanças climáticas. Cientistas alertam para o aquecimento do planeta. Ansiamos que nossos filhos e netos tenham um planeta habitável e que não sejam obrigados a disputar água comida quando já tivermos partido. É questão que se alevanta e é mais séria que parece. A destruição das nossas florestas precisa parar. Podemos fazer a nossa parte, votando no candidato que se compromete com o desmatamento zero, proibindo grilagens e garimpos ilegais, hoje incentivados.

Queremos uma nação sem ódio e sem uso da fé para cabalar voto. Urge estancar a circulação de armas que o atual governo esparrama. Qual pai e qual mãe ficam tranqüilos com seus filhos nas Escolas, ruas e baladas, diante da multiplicação de revólveres, carabinas e fuzis pelo país? Só os cegos ignoram que elas açulam a violência, semeiam ódio e produzem mortes. Paira no ar do país um ambiente de ódio, desrespeito e truculência. O extremismo ataca tudo e todos. Xinga Sacerdotes, desmoraliza instituições e ridiculariza Juízes do Supremo que cumprem seu dever com dignidade só porque fazem respeitar as leis. Nunca houve isso. Inda bem que podemos votar contra o caos instalado neste Brasil de meu Deus que já teve governos de paz, fraternidade e respeito.

Por fim, se queremos uma nação realmente desenvolvida e justa, nosso voto pode garantir que volte o respeito ao ensino, à ciência, cultura e pesquisa científica, com acesso de todos à universidade. Isso, e muito mais, está em jogo na eleição do domingo que vem. São questões que se alevantam.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).