Cotidiano

MORTE DE PM

Quem é o fugitivo Maycon Morette, que mobiliza a polícia de toda a região em Ivaté?

22/09/2023 11H11

Jornal Ilustrado - Quem é o fugitivo Maycon Morette, que mobiliza a polícia de toda a região em Ivaté?
Maycon de Souza Morette (redes sociais)

Maycon de Souza Morette, de 35 anos, mantém há mais de 8 horas dois homens reféns, entre eles, um idoso, no interior de uma residência na Vila Rural de Ivaté, a 8 km de Umuarama. Ele invadiu o imóvel quando fugia da Polícia Militar, que o caçava desde domingo (17), após ele e mais quatro comparsas se envolverem em um confronto com a equipe da Rotam da Polícia Militar em Cianorte.

O cabo da PM Reinaldo Garozi morreu horas após ser ferido nesta troca de tiros. Dois dos criminosos também morreram no local e um terceiro veio a óbito na manhã de quarta-feira (20), após um segundo confronto com a PM, desta vez em Terra Boa.

Mas quem é Maycon Morette, que desde a noite de domingo vem sendo caçado pelas forças de segurança de todo o Noroeste do Parana?

Segundo o secretario de Estado de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, Morette é um criminoso faccionado, já participou de várias rebeliões e é de altíssima periculosidade. Fugiu da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em abril de 2023, onde cumpria pena pelos crimes de roubo e homicídio.

Segundo o divulgado pela polícia desde o início da semana, Morette estaria com um ferimento a bala em uma das mãos e possivelmente com armamento de uso restrito e até de grosso calibre.

As buscas pelo fugitivo na região de Ivaté começaram ainda na tarde de quinta-feira (21) e com o uso de drones com sensores termais, Morette foi localizado por volta das 3 horas desta sexta-feira (22).

Durante a fuga, invadiu uma residência na Vila Rural do Município, mantém reféns e faz exigências para se entregar. Uma delas foi a presença de um representante do Ministério Público. O promotor de justiça de Icaraíma, Cláudio Prestes Júnior, está no local e acompanha a atuação de equipe especializada da PM em negociações de risco.

O local está todo isolado e moradores foram orientados a permanecer dentro de suas casas e a não sair. A imprensa, inclusive equipe do Ilustrado, está no local, fora do perímetro estabelecido.