Vida e Cultura

Saúde

Queda de cabelo: Veja algumas soluções para este problema

21/03/2022 16H54

Jornal Ilustrado

A queda de cabelo é um problema enfrentado por muitas pessoas, afetando homens e mulheres ao decorrer da sua vida.

É comum que a mulher na amamentação perca mais cabelo, sendo este período chamado eflúvio telógeno pós-parto, comum no início da amamentação.

Mesmo sendo um problema que alguma vez na vida será enfrentado, é possível diminuir a queda de cabelos com algumas soluções. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Confira!

Mude sua alimentação

Uma das formas de melhorar a saúde dos fios e evitar a queda excessiva de cabelos são a implantação de hábitos alimentares saudáveis, principalmente, introduzindo alimentos ricos em ômega 3, zinco, ferro e betacarotenos.

Entre os alimentos ricos em proteínas e vitaminas estão o peixe, ovo, couve, folhas verdes, frutas vermelhas, frutas cítricas, arroz, feijão, grãos como nozes e entre outras sementes saudáveis que ajudam na nutrição dos fios.

A mudança da alimentação para uma versão mais saudável combina com os demais tratamentos que podem ajudar na queda de cabelo em excesso.

Faça tratamentos capilares 

Ao observar a queda de cabelo em excesso observe quais os motivos que podem influenciar neste sintoma. 

Entre eles estão o fator psicológico como o estresse, alimentação inadequada, mudanças hormonais e uso de medicamentos que causam enfraquecimento dos fios como efeito colateral.

Procurar ajuda médica é indicado em todos os casos, inclusive, outro fator que leva à queda de cabelos é a presença de fungos que pode ser tratada com produtos capilares antifúngicos recomendado pelo especialista.

Tenha cuidados diário com os cabelos 

Uma outra dica é que você tenha cuidado diário com os cabelos, evitando procedimentos que agridem muito os fios. 

Um exemplo são os alisamentos com química que podem causar mais queda de cabelo, uso frequente da chapinha ou secador sem proteção térmica e não hidratar os cabelos quando vai à praia ou piscina.

São pequenos hábitos que aumentam a fragilidade dos fios e por consequência, causam a queda dos cabelos.

Transplante capilar

O transplante ou implante capilar é um dos procedimentos de maior sucesso entre as celebridades, principalmente, homens que desejam corrigir algumas falhas no cabelo ou barba melhorando a aparência do rosto.

Esse procedimento é indicado em casos de queda excessiva dos fios que resulta na calvície, cicatrizes expostas, diminuição do tamanho da testa, falhas nas sobrancelhas e barba. 

Consiste em uma cirurgia que transplanta os folículos capilares do paciente para a região que está em falta.

Por isso, é importante fazer uma avaliação com médico especialista e membro da Associação Brasileira De Cirurgia De Restauração Capilar (ABCRC). 

Outra dica é conhecer mais sobre o procedimento, veja o guia completo do implante capilar para tirar todas as dúvidas sobre o transplante de cabelo e como funciona.