Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Que mal há nisso?

28/02/2023 07H40

Jornal Ilustrado - Que mal há nisso?

Pasmem! Tem gente que se critica a atitude do Presidente Lula em propor a formação de um bloco de países para negociar a paz entre a Rússia e a Ucrânia. Aí, como não têm argumentos e nem lógica, ironizam que ele deveria cuidar do Brasil em vez de se meter nas questões lá de fora. Oh! Céus! Abram os olhos ao menos uma vez, e tentem enxergar o que o novo governo já está fazendo apesar do caos deixado por Bolsonaro e de seu desgoverno.

Sim! A esperança e o bom senso perdidos voltaram, apesar da má vontade dos adeptos do quanto pior, melhor. As políticas públicas e o planejamento estão de volta. O país volta aos trilhos, apesar dos pesares. Digo a eles que não se incomodem e comecem a pensar. Saiam da mediocridade para entender que o gesto de Lula ao lutar pela paz no mundo, é próprio de estadistas que olham para dentro e para fora. A guerra na Ucrânia é ferida que lanceta o mundo inteiro. Todos sofrem com ela e alguém precisa intermediar a volta da paz. Agora que o Brasil voltou a ter respeito e credibilidade entre as nações, o gesto do nosso Presidente precisa ser saudado e aplaudido. Ele é benvindo no céu e na terra. Imaginem um bloco de países como China, Índia, África do Sul, Indonésia e outros, liderados pelo Brasil, fechando um acordo de paz com Zelenski e Putin que já sinalizaram simpatia pela idéia. Então pensem comigo: Lutar pela paz é gesto de grandeza. Não acham? Que mal há nisso?

Também vimos críticas à idéia de regulação das redes sociais onde o ódio, crimes e intolerância fazem ninho. São esperneios extremistas que têm como método falar em liberdade sem limites para impor o poder sem limites. Autoritarismo puro! Essa gente brinca de enganar bobo, no sofisma da anarquia que debocha da lei e mira o autoritarismo. Já temos a Lei de Imprensa que responsabiliza órgãos de imprensa e o autor do crime ali praticado. Por quê não as redes sociais também? Aí as mídias sociais terão que se aparelhar para impedir postagens criminosas. Liberdade de expressão não é libertigagem que verte ódio, intolerância e comete crimes. O Ministro da Justiça Flávio Dino definiu bem: “O que é crime aqui fora, é crime também nas redes sociais”. Perfeito. Há que respeitar o semelhante. Redes sociais não podem ser território sem leis. É preciso regulá-las. Que mal há nisso?

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).