Umuarama

Sociou/Umuarama

Quatro vereadores assinam termo que estimula movimento de combate à corrupção

14/07/2022 15H41

Jornal Ilustrado - Quatro vereadores assinam termo que estimula movimento de combate à corrupção

A Sociedade Civil Organizada de Umuarama (Sociou) finalizou o recolhimento da carta compromisso e quatro dos 10 vereadores eleitos pelo povo e assinaram o termo em prol da ética, combate à corrupção e com o desenvolvimento da comunidade umuaramense. O termo, com um viés municipal, foi idealizado em adesão ao Projeto 200+, que busca eleger parlamentares compromissados com pautas de combate à corrupção.

A Sociou aderiu ao Projeto 200+ como entidade apoiadora e seguindo os moldes do âmbito nacional, idealizou uma carta compromisso – com prerrogativas de boas práticas governamentais. O documento foi ofertado para a adesão dos vereadores de Umuarama e foi assinado por Ana Novais (PSL), Ednei do Esporte (PSC), Sorrisal (Progressistas) e Cris das Frutas (PSD).

Conforme o presidente da Sociou, Bruno Oliveira, os políticos e pré-candidatos locais ao assinar o termo firmam um pacto moral de comprometimento com a democracia, combate a corrupção e capacitação para a função pública municipal.

Ainda segundo Oliveira, a Sociou idealizou o termo mostrar o comprometimento ético e moral dos vereadores. “Todos receberam e tiveram tempo hábil para analisar e assinar. Desta forma, percebemos o nível de comprometimento de cada político com a população. Os políticos que não o fizeram ainda podem adesão” enfatizou.

OBJETIVO

O presidente da Sociou, Bruno Oliveira, explicou que o objetivo do movimento municipal é eleger nomes comprometidos com a comunidade de Umuarama, visando seu desenvolvimento totalitário e não individual. “Com pautas de combate à corrupção, o projeto 200+ apoia candidaturas que incluam nas suas diretrizes o fim do foro privilegiado, que não foram condenados em nenhum processo por corrupção, a redução ou extinção dos recursos destinados ao fundo eleitoral entre outras prerrogativas”, explicou.

Bruno ainda ressaltou que ao assinar o compromisso, o político coloca sua moral na ponta da caneta, mostrando para a comunidade seus ideais e interesses na busca pelo cargo no Poder Executivo ou Legislativo.

Próximo passo

Na próxima semana a Sociou ira enviar a carta compromisso para os pré-candidatos da região ao cargo de deputado estadual e federal. “A carta é um compromisso moral e não jurídico. É uma quebra de paradigmas na nossa cidade, onde alguns estão acostumados a seguir apenas o que a Lei determina. Agora estamos elevando esse pensamento a um patamar de moral e ética. A Sociou também vai realizar levantamentos das demandas setoriais de Umuarama, por meio de pesquisa, para entrega aos políticos”, finalizou o presidente.