Umuarama

UMUARAMA

Quase 200 famílias devem participar de nova fase do Programa Lixo Que Vale

04/12/2023 17H37

Jornal Ilustrado - Quase 200 famílias devem participar de nova fase do Programa Lixo Que Vale

Serão entregues novas carteirinhas para quem renovou o cadastro para 2024

Desde que foi criado, em 2011, o Programa Lixo Que Vale já foi responsável por dar a destinação correta em mais de 10 mil toneladas de materiais recicláveis. E após uma pausa de alguns meses neste ano, ele será relançado na próxima sexta-feira, às 14, em cerimônia no Anfiteatro Haruyo Setogutte. Exatamente 193 famílias estão cadastradas e são aguardadas para participar do evento, em uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Umuarama.

Os participantes são famílias e pessoas residentes em seis bairros de atuação do projeto: Parque das Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Parque Industrial, Jardim Arco-Íris, Jardim Viveiros e Alto da Glória. “Na sexta todos os que renovaram ou atualizaram o cadastro corretamente vão receber suas novas carteirinhas que passam a valer a partir de 2024. Apenas com elas é possível trocar materiais recicláveis por ‘moedas verdes’, que podem ser utilizadas na aquisição de alimentos”, indicou o prefeito Celso Pozzobom.

Na reunião, as famílias beneficiárias também vão ter esclarecimentos sobre as alterações, novidades e funcionamento do Lixo Que Vale. “A cessão das moedas verdes deve continuar no mesmo formato, porém a aquisição dos alimentos deve ter mudanças. Por isso é importante que todas as pessoas cadastradas participem do encontro para esclarecimento de quaisquer dúvidas”, aponta Waltinho Sucupira, secretário municipal de Meio Ambiente.

O Lixo que Vale é de extrema importância para o município, como explica Fernanda Periard, diretora de Meio Ambiente. “Além de ajudar na preservação ambiental, O Lixo Que Vale é responsável por eliminar recicláveis da natureza e reduzir a pressão sobre o Aterro Sanitário, por exemplo. Outro ponto fundamental é seu papel social, já que compra alimentos dos agricultores familiares, garantindo mais opções de mercado para a produção”, observou Fernanda.

Os alimentos do programa são adquiridos da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu), que produzem frutas, hortaliças e legumes, além de pães e outros itens da agroindústria. Já os recicláveis arrecadados são entregues à Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma), que tem sua sede no aterro sanitário municipal.