Umuarama

Saúde

Quarta dose da vacina contra covid cai para 35 anos a partir de terça-feira no Sest Senat

16/08/2022 09H06

Jornal Ilustrado - Quarta dose da vacina contra covid cai para 35 anos a partir de terça-feira no Sest Senat

Devido ao feriado municipal da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, comemorado na amanhã, o cronograma de vacinação contra covid-19 será retomado nesta terça-feira (16), na unidade local do Sest Senat, que fica em frente ao Pronto Atendimento 24 Horas. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar imunizantes para todos os públicos.

A coordenadora do Programa de Imunização, Lilia Simeire da Silva Hidalgo, informa que serão disponibilizadas primeiras doses (D1) para crianças com 3 anos completos – e acima dessa idade –, segundas doses (D2) da Coronavac para todas as pessoas (inclusive os imunossuprimidos) que fizeram a D1 no dia 19 de julho ou em datas anteriores, da Pfizer para todas as pessoas acima de 5 anos e também os imunossuprimidos que fizeram a D1 dia 26 de julho ou em datas anteriores e Astrazeneca para os que fizeram a D1 dia 21 de junho ou em datas anteriores. “Também teremos a segunda dose da Pfizer pediátrica para crianças acima de 5 anos com a primeira dose em 21 de junho”, relata.

Haverá terceiras doses (D3, também chamadas de 1° Reforço) para pessoas acima de 12 anos que fizeram a D2 com Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer no dia 16 de abril ou em datas anteriores e também as pessoas que fizeram a dose única de Janssen em 16 de maio. “Também teremos quartas doses (D4 ou 2º Reforço) para pessoas com 35 anos ou mais, pessoas acima de 18 anos imunossuprimidas e trabalhadores da Saúde e da limpeza urbana com as vacinas Janssen, Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac que fizeram a dose anterior em 16 de abril”, detalha, acrescentando que a programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura, no banner eletrônico Calendário de Vacinação ou clicando aqui.

UBS vão vacinar contra a polio

Outra novidade anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde é que a partir da próxima terça-feira (16) todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama vão disponibilizar vacinas contra a poliomielite. “Até agora estávamos trabalhando no sistema de escala, disponibilizando a cada dia em UBS específicas. Porém, a partir da próxima semana, teremos como realizar a imunização em todas as UBS, inclusive nos distritos”, explica Lilia.

CASOS

A SESA (Secretaria de Estado da Saúde) atualizou os dados de seu Informe Epidemiológico Covid-19 na última sexta-feira e mais 10 mortes pela doença foram confirmadas em Umuarama: duas ocorridas em 2020, sete em 2021 e uma em fevereiro deste ano. São sete mulheres e três homens, todos tinham comorbidades e doenças e idade acima de 70 anos. Agora o total de óbitos em decorrência de complicações por covid na cidade é de 355. De acordo com o Boletim Covid emitido pela Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (12), 22 novos casos foram confirmados, sendo 15 mulheres, seis homens e uma criança de cinco anos, que não foi vacinada. Desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, 38.962 pessoas foram diagnosticadas com a doença e deste total 38.491 se recuperaram.