Umuarama

CORONAVÍRUS

Quarentena manteve evolução do coronavírus dentro da linha estável

06/04/2020 08H45

grafico-coronavírus-umuarama

Os umuaramenses começam gradativamente a sair do isolamento social para retornar aos seus trabalhos. A decisão segue o apelo do setor econômico e pode marcar uma nova página entre Umuarama e coronavírus. Até o momento o vírus vinha seguindo uma linha dentro do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, afirmam o prefeito Celso Pozzobom e a secretária de Saúde Cecília Cividini.

Desde o dia 22 de março até o boletim do dia 3 de abril, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, Umuarama teve 116 suspeitos de terem contraído Covid-19, doença transmitida pelo coronavírus. Destes suspeitos, 53 foram descartados para doença e 63 casos estão em acompanhamento com sintomas gripais. Das pessoas em acompanhamento, uma está em atendimento em enfermaria, quatro na UTI e 58 em isolamento domiciliar. Umuarama só teve dois casos confirmados, que permanecem em isolamento domiciliar.

Nos pronunciamentos realizados ao longo da semana, o prefeito Celso Pozzobom vem enfatizando a necessidade do isolamento social para a pessoa que pode ficar em casa e os idosos, como forma mais efetiva de prevenção contra o coronavírus. Neste sentido, o prefeito ainda ressalta que as medidas tomadas desde de o dia 19 de março vem surtindo efeito, uma vez que o Paraná conta com 307 casos de Covid-19 confirmados.

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Cecília Cividini, com a liberação gradual dos setores do comércio será necessário avaliar diariamente o que está por vir. Ainda segundo a secretária, devido à quantidade de testes disponibilizados pelos governos, os exames estão sendo feitos apenas para os casos que apresentam situação moderada e grave.

Ainda segundo Cecília, com as medidas de quarentena o município vinha seguindo um fluxo gradual de casos dentro da possibilidade de atendimento dos hospitais e com pacientes em sua maioria apresentando quadro estável. “O que pedimos para população e que fiquem em casa, quem pode ficar, e sair só se for necessário. Além de sempre fazer o manejo da higiene das mãos, manter a distância entre outras recomendações da OMS”, disse.

Convocação

A rede hospitalar tem cinco pacientes internados com suspeita de contaminação pelo vírus, dos quais quatro estão em unidades de terapia intensiva (UTI). Esses números somam 118 notificações no total. “É bom lembrar que não são apenas números, são pessoas enfrentando a possibilidade de estar com a doença. Por isso, reforçamos a importância das medidas preventivas e convocamos a sociedade para a atuação voluntária, nos preparando para o caso de a situação se agravar”, avaliou a secretária Cecília Cividini.

A Secretaria de Saúde precisa de psicólogos voluntários para atender à população, bem como enfermeiros, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e farmacêuticos, que sejam graduados ou estejam no último ano da graduação. Os interessados deverão enviar o currículo para o e-mail curriculosaude@umuarama.pr.gov.br