Plano de Manejo
A Área de Preservação Ambiental (Apa) do Rio Piava possui 1.677 propriedades – entre rurais e urbanas – e, deste total, 650 proprietários ainda não responderam ao questionário que vai possibilitar à Secretaria de Meio Ambiente de Umuarama a preparar atualização do Plano de Manejo. Segundo os profissionais técnicos e engenheiros da empresa Ambiente-se!, responsável pelo estudo, a maioria das ausências foi registrada na região do Parque das Jabuticabeiras.
Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente, alerta que é fundamental que todos os proprietários recebam os entrevistadores, pois o estudo dessa região é para diagnosticar questões sociais e ambientais para o estabelecimento de um modelo de gestão de uma área que tem 83.594.807 m². “Para fazer o Plano de Manejo da Apa do Piava, os profissionais precisam conversar com os moradores, saber as condições em que vivem, suas realidades econômicas e sociais. Baseados nessas informações é que vamos ter nosso modelo de gestão da Apa”, explica.
Ele relata que os engenheiros estarão devidamente identificados – com veículo adesivado, uniformes e crachás –, por isso não é preciso os moradores terem receio em responder ao questionário, que terá algumas perguntas simples. “Serão perguntas objetivas sobre condições de saúde, escolaridade, aspectos sociais, condições das moradias, enfim, dados que não vão comprometer a segurança das famílias. Vale destacar que os profissionais jamais vão pedir número de documentos, números de contas, cartões etc.”, afirma.
O secretário detalha ainda que o Plano de Manejo é um instrumento norteador das atividades a serem desenvolvidas em toda a Apa. “Esse documento técnico vai reunir conhecimentos sobre o meio físico e biológico da área. Principalmente nesta fase precisamos da colaboração dos moradores, pois eles nos darão a base para a construção desse diagnóstico”, pontua, indicando para que quem não se sentir confortável em receber os entrevistadores, que entrem em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone (44) 3621-4141, falar com Fernanda Periard Mantovani, chefe da Divisão de Controle Ambiental.