Umuarama

UMUARAMA

Projetos para retomar a reeleição da presidência da Câmara de Vereadores são reprovados

21/10/2022 11H38

Jornal Ilustrado - Projetos para retomar a reeleição da presidência da Câmara de Vereadores são reprovados

Os projetos apresentados em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Umuarama, manhã desta sexta-feira (21), foram rejeitados com quatro votos contrários e seis favoráveis. Os textos, se aprovados, permitiriam a reeleição do presidente da Câmara de Vereadores e demais integrantes da mesa diretora.

Mesmo com maior número de vereadores apresentando votação favorável à mudança, a qual permitiria a reeleição para presidente e mesa diretora, a quantidade de votos a favor não chegou a dois terços necessários para mudar o artigo 23 da Lei Orgânica Municipal, de 05 de abril de 1990.

Sem conseguir mudar a lei municipal, os vereadores autores dos projetos tiraram de votação o projeto de resolução número 07/2002, que alteraria o regimento interno da Câmara de Vereadores de Umuarama e por vez permitiria a reeleição.

OS VOTOS

Os vereadores que votaram contra a mudança foram: Ana Novais; Ednei Custódio – o Ednei do Esporte; João Paulo Marque Marciel – o Sorrisal Amigo do Povo e o Antônio Aparecido dos Santos – o “Pé Duro”.

A favor do projeto da reeleição foram: Cleber Marcos Nogueira – o Clebão dos Pneus; Cristiane Gimenes Da Silva – a Cris Das Frutas; Mateus Barreto; Newton Soares e Ronaldo. Até o presidente Fernando Galmassi votou, após manobra técnica da mesa.

FALA DO PRESIDENTE

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Galmassi, sentiu surpreso pelo resultado, pois um dos autores do projeto de mudança, o vereador Pé Duro, votou contra. “O projeto foi elaborado por cinco vereadores e um desses votou contra. Agora sigo para o fim do meu mandato e volto para cadeira de vereador”, disse.

Jornal Ilustrado - Projetos para retomar a reeleição da presidência da Câmara de Vereadores são reprovados

AUTORIA

O projeto que propõe alteração no Regimento Interno da Câmara de Umuarama tem autoria do vereador Antônio Aparecido dos Santos “Pé Duro”, Cleber Marcos Nogueira “Clebão dos Pneus”, Newton Soares, Ronaldo Cruz Cardoso e Cristiane Gimenes Da Silva “Cris das Frutas”. O texto alterava o artigo 20 do Regimento Interno que expressa atualmente: “O mandato da Mesa será de dois anos, vedada a recondução de seus membros para o mesmo cargo, dentro da mesma legislatura. (Nova redação dada pela Resolução nº 01/2015)”.

O texto rejeitado apenas a determinação de: “O mandato da Mesa será de dois anos”. Desta forma, a mudança libera os membros da mesa diretora da câmara (presidente, vice, primeiro e segundo secretário) a serem reeleitos para os cargos. Hoje a mesa diretora é composta pelo presidente, Fernando Galmassi; vice-presidente, Cris das Frutas; 1º secretário, Clebão dos Pneus e 2º secretário, Ronaldo Cruz Cardoso.

PRÓXIMA ELEIÇÃO

O atual presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Fernando Galmassi, foi eleito para o biênio 2021/2022. Ele encabeçou chapa única que obteve 7 votos favoráveis. Três vereadores se abstiveram de votar. Desta forma, a próxima eleição da mesa diretora será realizada no dia 15 de dezembro, sendo a posse no dia 1º de janeiro.