CHAMA VIVA
Distribuindo doações desde alimentos até móveis, o projeto social sem fins lucrativos denominado Chama Viva – Amor em Movimento, precisa de apoio financeiro para continuar ajudando a comunidade carente de Umuarama e região. A idealizadora iniciativa pede ajuda para custear aluguel, água, luz e combustível.
O Chama Viva, situado em uma residência no Jardim Los Angeles em Umuarama, começou com a vontade de Silvandira Dos Santos Souza, mais conhecida como a Fia, em ajudar o próximo. De coração grande, a umuaramense esbanja amor, característica essencial para o momento que vivemos.
“Sempre gostei de ajudar, daí pensei, a gente usa o WhatsApp para tanta coisa, porquê usar para fazer o bem a quem precisa. Criei um grupo no WhatsApp com pessoas conhecidas só para arrecadar alimentos. Mas senti a necessidade de ajudar mais, daí comecei entrar nos grupos que já tinha e pedir. Pedia qualquer tipo de doação. Foi ai que precisei da ajuda do meu esposo e da minha cunhada, pois a coisa cresceu”, disse.
O projeto é jovem de apenas sete meses, mas ajuda diariamente pessoas de Umuarama e região, as quais não têm o que comer ou o que vestir e calçar. Além do alimento e vestimentas, o projeto arrecada de tudo e já conseguiu mobiliar uma residência, além de doar cadeiras de roda, brinquedos e até macas hospitalares.
“Em um dia já chegamos a atender 30 pessoas só em busca de roupas. Mas muitas chegam aqui atrás de comida, nem que for de saco de feijão. Na última semana uma grávida chegou depois das 18h. Ela estava branca já que não tinha se alimentado o dia todo, pois não tinha o que preparar”, noticiou Silvandira.
Maria Aparecida da Silva Amaral é cunhada da Fia e também entrou de cabeça no projeto. “Não recebemos nada aqui, fazemos tudo por amor ao próximo. Tudo aqui é gratuito. Pegamos as doações, organizamos, as pessoas chegam pegam e levam para casa. Muitos questionam essa situação de trabalhar sem receber, mas nós recebemos, porém o que vem são as alegrias de Deus”, falou.
Além do tempo destinado ao projeto, Silvandira trabalha meio período e se desdobra para cuidar da família. “As pessoas que chegam aqui e contam sua história de vida e que muitas vezes é um tapa na cara. Falo isso, pois tem hora que a gente reclama por não ter aquilo ou aquilo outro, mas quem vem aqui não tem nada. Temos 24 horas e se doar um pouco ao próximo não é nada”, desabafou a idealizadora do projeto.
Para organizar a quantidade de produtos recebidos por meio de doação, Silvandira e Maria precisaram alugar uma casa. Elas ressaltaram que não tinham opção e pensando na comunidade carente, enfrentaram a empreitada. “Temos algumas pessoas que nos ajudam a pagar o aluguel, mas nem sempre eles podem. Por isso pedimos para quem puder nos apoiar, pode ser qualquer ajuda, para o pagamento do aluguel, água, luz e combustível para buscar as doações será muito bem-vindo”, ressaltou Maria.
Além da ajuda financeira, o projeto precisa de material de construção para uma possível ampliação na casa, onde seriam acomodados os móveis vindos das doações. “É um lugar pequeno que temos. Quando chove os móveis molham, daí temos que amontoar tudo”, explicou a Fia.
O projeto Chama Viva, Amor em Movimento fica na rua Barcelona, 4872, no Jardim Los Angeles. Para quem quiser ajudar a o Chama Viva – Amor em Ação, o contato é o telefone/WhastApp (44) 98445-3154 ou (44) 99894-7434.