Umuarama

Embate

Projeto para renovação de contrato com a Sanepar passa nas comissões da Câmara

28/04/2020 08H50

O diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, e o gerente regional, Carlos Henrique Golçalvez

Vereadores e diretores da Sanepar realizaram reunião manhã desta segunda-feira (27) para sanar dúvidas em relação ao projeto, que renova o contrato da empresa com o município por 30 anos. Em meio as discussões, o projeto aprovado nas comissões, recebeu uma emenda que retira do texto a possibilidade de prorrogação do contrato por mais 30 anos.

Segundo o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, no encontro foi repassado aos vereadores os subsídios necessários para sanar as questões em relação aos detalhes do contrato. “Estávamos reunidos para sanar as dúvidas dos vereadores e tivemos uma reunião produtiva, bem como, foi falado dos investimentos da Sanepar em Umuarama”, disse.

O gerente regional Carlos Henrique Golçalvez, ressaltou que vários vereadores compareceram a reunião, não estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores Noel Aparecido Bernardino (PSC), o Noel do Pão, e o vereador Deybson Bitencourt (PDT). “Entre as questões levantadas pelos vereadores estava o período de validade do contrato de 30 anos, sendo prorrogado por mais 30 anos. Neste sentido, foi feito uma emenda que retira a prorrogação do contrato”, explicou o gerente.

Com a aprovação do texto do com a emenda nas Comissões da Câmara de Vereadores, agora o projeto segue para deliberação do presidente Noel do Pão e posteriormente ser enviada para pauta de votações.

Investimentos

Conforme o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, o contrato apresenta um plano de investimentos em Umuarama de R$ 330 milhões. “Esse plano de investimento é um dos mais vigorosos no Paraná. É um plano de médio e longo prazo, com várias ações que já estão sendo realizadas e com conclusão para os próximos 12 meses. Além disso, o trabalho da Sanepar com esgotamento sanitário no município tem um dos melhores índices, que contribui para o IDH de Umuarama que está acima da média nacional, como também a água potável”, explicou.

Na última semana, com investimentos de R$ 1,8 milhões, a Sanepar deu início à obra de ampliação da rede coletora de esgoto em Umuarama. Estão sendo implantados 16 km de rede que vão atender mais de 800 famílias moradores dos bairros Jardim Aeroporto, Tarumã e Jardim das Graças 2 e 3. A obra deve ser concluída até o fim deste ano.

O gerente regional de Umuarama, Carlos Henrique Gonçalves, ressaltou que as obras atendem a uma reivindicação da prefeitura e estavam previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). “Esses investimentos são esperados pela população há vários anos e vão contribuir, significativamente, com a qualidade de vida e com a saúde das famílias que serão atendidas pelo empreendimento”, ressaltou Gonçalves.

Para atender aos cinco bairros, a Sanepar implantará 7 km de rede no Jardim Aeroporto, 3,5 km no Jardim Tarumã, 2 km no Jardim Bourbon e mais 3,5 km nos Jardins Garças 2 e 3 e vão ampliar ainda mais o esgotamento sanitário que já atinge 93% da população.