Umuarama

Política

Projeto para reavivar reeleição na presidência da Câmara entra para votação

21/10/2022 08H37

camara-vereadores-zona-azul

A Câmara de Vereadores de Umuarama realiza duas sessões extraordinária, ambas às 9h, sendo na sexta-feira (21) e na segunda-feira (24). Entre os projetos a serem discutidos e votados estão o projeto de emenda a Lei Orgânica do Município de Umuarama número 01/2022 e o projeto de resolução número 07/2002, os quais se aprovados permitem a reeleição do presidente da Câmara de Vereadores e demais integrantes da mesa diretora.

O projeto que propõe alteração no Regimento Interno da Câmara de Umuarama tem autoria do vereador Antônio Aparecido dos Santos “Pé Duro”, Cleber Marcos Nogueira “Clebão dos Pneus”, Newton Soares, Ronaldo Cruz Cardoso e Cristiane Gimenes Da Silva “Cris das Frutas”. O texto altera o artigo 20 do Regimento Interno que expressa atualmente: “O mandato da Mesa será de dois anos, vedada a recondução de seus membros para o mesmo cargo, dentro da mesma legislatura. (Nova redação dada pela Resolução nº 01/2015)”.

O novo texto propõe apenas a determinação de: “O mandato da Mesa será de dois anos”. Desta forma, a mudança libera os membros da mesa diretora da câmara (presidente, vice, primeiro e segundo secretário) a serem reeleitos para os cargos. Hoje a mesa diretora é composta pelo presidente, Fernando Galmassi; vice-presidente, Cris das Frutas; 1º secretário, Clebão dos Pneus e 2º secretário, Ronaldo Cruz Cardoso.

A lei havia sido alterada em 2015 para justamente impedir que um mesmo vereador ocupasse a cadeira de comando de forma continuada e até por várias legislaturas seguidas, como já ocorreu por algumas vezes em Umuarama. O projeto é visto como um retrocesso.

PRÓXIMA ELEIÇÃO

O atual presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Fernando Galmassi, foi eleito para o biênio 2021/2022. Ele encabeçou chapa única que obteve 7 votos favoráveis. Três vereadores se abstiveram de votar. Desta forma, a próxima eleição da mesa diretora será realizada no dia 15 de dezembro, sendo a posse no dia 1º de janeiro.

MAIS PROJETOS

Nas duas sessões extraordinárias também estão em pauta os projetos para desafetação de imóveis, criação de politica de cotas raciais, autorização de premiação em dinheiro para campeonatos municipais e ampliação no número de vagas de cargos públicos.