Vida e Cultura

Educação

Projeto Biblioteca Itinerante recebe a doação de 320 livros

29/09/2018 08H13

O projeto Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria é uma daquelas iniciativas de aplaudir em pé. Tudo acontece dentro de um ônibus montado para levar o mundo da literatura para os alunos das escolas públicas e particulares. A ação vem chamando atenção da comunidade umuaramense há anos e nesta semana ganhou 320 livros, por intermédio das Maçonarias de Umuarama.

Os livros doados chegaram ao projeto da Secretaria Municipal de Ensino de Umuarama, coordenado pela professora Ângela Russi, após a Biblioteca Itinerante virar lei municipal. “A vereadora Maria Ornelas foi quem atendeu o nosso pedido. Depois de ter a lei aprovada na Câmara de Vereadores, Ornelas teve a ideia de enviar um ofício às Lojas Maçônicas convidando os participantes para conhecer o projeto”, disse a coordenadora.

Os visitantes do ônibus do saber consideram o projeto essencial para cidade e autorizaram a compra dos livros. “É um sonho. Escolhemos os livros a dedo e pensando nas crianças. Pop-up, coloridos, divertidos e sonoros, só livros incríveis. Mais dois livros foram doados pelo filho do senhor Jaílson Arieira, este, representante das Lojas Maçônicas que me acompanhou na compra, Ao todo foram 320 livros”, explicou Ângela.

O projeto – O Projeto tem objetivo de estimular nos alunos o hábito pela leitura, propagar cultura e conhecimento. Além dos livros e a leitura, a Biblioteca Itinerante oferece atividades lúdicas nas escolas e creches municipais, como: teatro, música e recreações. O projeto funciona em um ônibus adaptado e já percorreu centenas de quilômetros levando conhecimento e sabedoria.