qualificação
Inicia no próximo dia 27 o primeiro de uma série de cursos que a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio disponibiliza gratuitamente à população, dentro do programa de qualificação de mão de obra oferecido pela Prefeitura de Umuarama. As oito vagas abertas para o treinamento em operação de empilhadeira foram rapidamente preenchidas e no dia 22 de agosto será aberta outra turna, com mais oito vagas.
O curso de empilhadeira é uma parceria entre o município e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). “Para a segunda turma ainda temos vagas. Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador para a inscrição e garantir a participação neste curso, que tem amplo mercado de trabalho na cidade e região”, apontou o secretário da Indústria e Comércio do município, Marcelo Adriano Lopes da Silva.
O programa de qualificação profissional foi uma proposta do prefeito Hermes Pimentel. Segundo ele, Umuarama conta com muitas oportunidades de trabalho – nesta segunda-feira, 12, por exemplo havia 437 vagas disponíveis no sistema público de emprego –, porém muitas contratações esbarram na falta de aptidão dos candidatos.
“A falta de qualificação é uma barreira que precisamos superar para colocar mais trabalhadores no mercado, aproveitando as oportunidades da indústria, do comércio e do setor de serviços em nossa cidade. A Prefeitura está fazendo a sua parte, ofertando cursos gratuitos por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Agência do Trabalhador”, afirmou Pimentel.
O secretário Marcelo Adriano destacou as parcerias e a variedade de cursos gratuitos oferecidos pelo município. “Contratamos os treinamentos junto ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (aprendizagem comercial), além do Sest/Senat. E os cursos contemplam algumas das atividades com maior demanda de mão de obra na cidade e região”, completou.
Além da segunda turma para empilhadeira, estão abertas inscrições para os cursos de garçom (15 vagas, início em 1º/07), mecânica de automóveis (03/07), costura industrial (duas turmas que iniciam as aulas em 3 de julho e 9 de outubro), panificação (20 vagas e início em 10/07), assistente de tecnologia da informação (28 vagas, de 11 de julho a 12 de setembro), cabeleireiro assistente (15 vagas de 20 de julho a 12 de dezembro) e manutenção predial, com 20 vagas disponíveis e início das aulas em 10 de julho.
Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador para as inscrições. Segundo o gerente Fábio Parmegiani, a agência está em contato com empresas das áreas relacionadas aos cursos para uma captação de vagas especial. “A ideia é que os participantes sejam encaminhados para vagas no mercado de trabalho imediatamente após o treinamento. Estamos trabalhando para que uma boa parte dos mais de 170 alunos que preencherem as vagas dos cursos já saiam empregados após receberem o certificado de conclusão”, afirmou.