UMUARAMA
Pela terceira vez, desde que foi criado em 2019 pelo Governo do Estado, o Castrapet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos no Paraná) vem a Umuarama no dia 16 de dezembro (uma segunda-feira) e, das 6h às 13h, médicos-veterinários e técnicos vão fazer cirurgias para castrar 108 animais – 54 cães e 54 gatos – de pessoas que possuam o cadastro social Cad-Único. As inscrições vão ser abertas aos interessados no próximo dia 18 de novembro.
O Castrapet é uma realização do IAT (Instituto Água e Terra) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal. O secretário Waltinho Sucupira destaca que cada tutor pode cadastrar até dois animais para a cirurgia e que também haverá 33 inscrições para o Cadastro de Reserva. “Vale frisar que todo o processo de decisão sobre quais animais serão escolhidos para serem esterilizados é feito pelo grupo gestor do Castrapet Paraná. À nossa Secretaria cabe apenas auxiliar nos processos de cadastramento e apoio logístico”, esclarece.
Para fazer o cadastro os tutores devem comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, que fica no prédio da Prefeitura, levando cópia do RG e do CPF, um comprovante de endereço recente e a Folha Resumo do Cad-Único, que deve ser retirada no Cras que a pessoa é cadastrada. “Quem possuir documentos do animalzinho, como carteirinha de vacinação, também pode apresentar para os devidos registros. No ato da inscrição vamos instruir sobre os processos pré e pós-operatórios e no dia os profissionais darão ainda mais informações sobre os cuidados pós-cirúrgicos, que devem ser tomados com rigor”, alerta o médico-veterinário José Guilherme de Oliveira Junior, diretor municipal de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal.
PROTETORES INDEPENDENTES
Protetores Independentes são cidadãos comuns que decidem dedicar tempo – e dinheiro – para cuidar de animais que vivem nas ruas; muitas vezes esses bichinhos são cuidados de forma coletiva pela vizinhança, que acaba se afeiçoando e, mesmo sem colocá-los para dentro de seus quintais, tratam, dão água, medicamentos e levam para veterinários, quando preciso. “Sabemos que em Umuarama existem muitos protetores independentes e que eles gostariam de castrar todos esses animais, porém a coordenadora técnica do Castrapet Paraná, Girlene Jacob, comunica que eles também têm direito de inscreverem apenas dois animais cada pessoa”, informa Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.
A diferença, segundo Fernanda, é que os cuidadores independentes não precisam ter o Cad-Único para que façam as suas inscrições ao programa. “Além dos documentos de identificação normais, eles devem assinar um Termo de Responsabilidade, declarando que vai se comprometer em garantir os cuidados de pré e pós-operatório. Ressaltamos que todos os cadastros devem ser feitos pessoalmente no balcão da Secretaria de Meio Ambiente, em horário de expediente normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30”, afirma Fernanda.
A diretora relata ainda que para poderem ser operados, os animais devem ter entre seis meses e oito anos de idade, não podem ser obesos e tampouco excessivamente magros. “Os tutores devem saber também que antes de operar os animais devem fazer um jejum rigoroso, ficando sem comida e sem água. Depois de operado, o animal, mesmo que seja ‘de rua’, deve ser colocado para dentro do quintal como forma de proteger o local do corte, preservando as forças para uma rápida recuperação”, instrui, acrescentando que o número de vagas [108] não será aumentado, segundo o Castrapet.