Umuarama

UMUARAMA

Profissionais da Secretaria de Assistência Social visitam moradores dos distritos

24/10/2023 17H32

Jornal Ilustrado - Profissionais da Secretaria de Assistência Social visitam moradores dos distritos

Objetivo é facilitar a vida dos cidadãos auxiliando no processo de atualização dos cadastros sociais

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social visitaram moradores dos distritos de Nova Jerusalém e Serra dos Dourados, tendo como objetivo garantir aos usuários que encontram dificuldade em ir até o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) a realização da atualização do Cadastro Único (Cad-Único), instrumento coordenado pelo Ministério da Cidadania para identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda, garantindo a participação em mais de 30 programas e serviços disponibilizados pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

O secretário Amós Westphal ressalta que as visitas têm ainda como foco oferecer apoio a famílias que não têm condições de se deslocar até Umuarama. “No caso de Nova Jerusalém, por exemplo, são apenas 26 famílias cadastradas e em um dia conseguimos atualizar 12 cadastros, o que é algo muito significativo. Já em Serra dos Dourados foram feitas visitas domiciliares para famílias unipessoais, ou seja, aquelas pessoas que declararam no CadÚnico que moram sozinhas”, detalha.

Westphal alerta que essas famílias unipessoais estão em processo de averiguação cadastral, pois o percentual permitido pelo Governo Federal no Programa Bolsa Família é de 16% e em Umuarama esse índice chega a 20%. “Ou seja, enquanto não houver saída, nenhuma família unipessoal poderá entrar, o que é um risco para o processo da assistência como um todo”, observa.

Existem hoje, na base do Cadastro Único em Umuarama, 17.583 famílias. “Destas, 5.417 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. E dessas beneficiárias, 812 estão com cadastro desatualizado há mais de dois anos, o que implica no risco de perderem o benefício caso não haja a atualização imediata. Vale destacar que o Governo está enviando mensagem no celular, nos aplicativos do Caixa Tem ou no extrato do benefício, comunicando que o Cad-Único está desatualizado e que o cidadão deve procurar por um Cras ou a Secretaria de Assistência Social, entre outros pontos de apoio”, explica Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, chefe da Divisão de Proteção Social Básica.

Ela acrescenta ainda que as equipes de entrevistadores do Cad-Único que trabalham dentro dos Cras (em Umuarama são três unidades) fazem constantemente as visitas para atualização, principalmente para os cidadãos que encontram-se acamados, que têm algum tipo de deficiência motora ou limitante e também os idosos. “Os documentos obrigatórios para fazer o cadastro é apenas o CPF e o RG de todas as pessoas que moram na casa e também uma conta de energia”, indica, lembrando que quem precisar de ajuda ou de mais informações, basta procurar os Cras ou a Secretaria, que fica na rua Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, no prédio do antigo Fórum.