Região

Social

Professores arrecadam televisores para alunos em vulnerabilidade social

07/05/2020 16H05

Em tempos de pandemia e com a implantação de aulas remotas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), a direção da escola Estadual do Campo Vinícius de Moraes, em Saltinho do Oeste distrito de Alto Piquiri, realizou uma mobilização para arrecadar televisores. Os aparelhos possibilitarão acesso dos estudantes aos conteúdo das aulas.

A ação organizada pela diretora, Isabel da Cruz Souza Fantin, ressaltou que os televisores arrecadados são de tubo de raios catódicos (CRT), que muitas pessoas substituíram por TVs de tecnologias mais avançadas. “aquilo que não serve para você pode ser muito útil ao próximo” enfatizou a professora.

Também estiveram envolvidas nessa ação as professoras do Instituto Federal do Paraná Meire Pereira de Souza, Sandra Valéria Dalbello de Mesquita e Elaine Augusto Praça, que em poucas horas conseguiram um número maior de doações do que o solicitado pela diretora.

Para os educadores, o ensino a distância como flexibilização do calendário escolar (que talvez seja uma das únicas alternativas nesse momento) lamentavelmente acentua ainda mais as desigualdades sociais, o que requer um cuidado maior dos diretores e toda equipe escolar, principalmente em municípios mais carente, como no caso citado.

“Felizmente a preocupação da gestora, trouxe acesso as aulas a vários estudantes dessa localidade extremamente carente”, Meire Pereira de Souza.