Umuarama

Educação

Professora Gilmara Zanata toma posse no Conselho Estadual de Educação

30/09/2021 09H24

Jornal Ilustrado

Com a participação do Secretário Estadual da Educação, Renato Feder, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE), Gilmara Zanata, tomou posse de uma das 18 cadeiras do Conselho de Educação do Paraná. Essa é a primeira vez que um representante da educação da região de Umuarama foi escolhido para compor o rol de conselheiros estaduais.

Atuante na educação do Noroeste e do Paraná, a trajetória de Gilmara sempre foi permeada pelo desenvolvimento da educação pública. Formada em Educação Física pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon e Tecnólogo em Marketing pela Universidade Paulista, também é especialista em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), agora a chefe do NRE de Umuarama permanece seis anos como conselheira.

Além da Educação, a professora ainda tem forte atuação na sociedade e em 2018 recebeu o título de Mulher Cidadã do município de Umuarama, pelo reconhecimento de seu trabalho desenvolvido como chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama. “Nossa região ganha mais força com nossa voz no Conselho Estadual de Educação. Estou muito feliz e agradeço a todos trabalhadores da educação, professores, diretores e alunos que atuam e lutam por uma Educação melhor”, disse.

O Conselho Estadual de Educação é o órgão normativo, consultivo, de deliberação coletiva e de orientação da política educacional do Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Ele é responsável pela elaboração das normas estaduais para a área, complementando as normas feitas pelo Conselho Nacional de Educação. É formado por 18 membros indicados pelo governador, mais um secretário-geral, vice-presidente e presidente, que também é indicado pelo governador do Estado.