Veículos

Mercado

Produção de veículos no Brasil tem queda de 8,3% em setembro

15/10/2019 10H32

A produção de veículos caiu 8,3% em setembro na comparação com agosto. Segundo o balanço divulgado, em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 247,3 mil unidades em setembro, contra 269,8 mil de agosto.

Em relação a setembro do ano passado, o número representa uma alta de 10,9%. No acumulado de 2019, a produção automobilística registra um crescimento de 2,9%, com um total de 2,26 milhões de unidades em nove meses.

As vendas tiveram queda de 3,3% em setembro em relação a agosto, com a comercialização 234,8 mil unidades. O número significa um aumento de 10,1% sobre as vendas de setembro de 2018.

No acumulado dos primeiros nove meses, foram comercializados 2,03 milhões de veículos, uma alta de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Exportações

As exportações acumulam queda de 35,6% de janeiro a setembro, com 337,5 mil unidades vendidas para o exterior. Em comparação com setembro de 2018, os 36,6 mil veículos exportados no último mês significam uma retração de 7,1% na comercialização no mercado externo. Entre agosto e setembro deste ano foi verificada ainda uma ligeira queda das exportações (-0,2%).

Emprego

O setor anotou em setembro uma queda de 3,4% no número de postos de trabalho em comparação com o mesmo mês de 2018. Atualmente, 127,9 mil pessoas trabalham na indústria automotiva, uma retração de 0,2% em relação a agosto.

Usados

O mercado de veículos usados segue estável, de acordo com os números divulgados pela Fenabrave, que reúne o setor de distribuição. De janeiro a setembro, as transferências totalizaram pouco mais de 8,36 milhões de unidades, considerando a soma de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume ficou apenas 1,8% acima do registrado em igual período acumulado do ano passado.

No comparativo mensal de setembro contra agosto, todos os segmentos apresentaram queda nos volumes de vendas devido ao menor número de dias úteis do mês passado. No entanto, no acumulado dos nove meses, todos apresentaram alta no comparativo anual.

Leves Usados

No mercado de automóveis e comerciais leves usados, as vendas atingiram pouco mais de 8,05 milhões de unidades, alta de 1,8% sobre as 7,91 milhões do ano passado. Ambos cresceram em níveis semelhantes, de 1,8% e 1,5%, respectivamente, na mesma base de comparação anual. Em média, foram vendidos 4,2 veículos leves para cada unidade nova emplacada.

Já nos pesados houve aumento de quase 3% do volume vendido neste ano, para pouco mais de 310,4 mil caminhões e ônibus. Enquanto as vendas de caminhões usados subiram 2,2%, as de ônibus saltaram 7,9% no mesmo comparativo anual, sempre considerando o acumulado de janeiro a setembro. Na média, para cada comercial pesado emplacado, foram vendidos 3,1 usados.