Umuarama

Comércio

Procon orienta consumidores para a promoção Black Friday do fim de semana

20/11/2018 09H28

black-friday-umuarama

O maior evento de promoções do comércio varejista e eletrônico: a Black Friday, será realizado na sexta sexta-feira (23). Para ajudar o consumidor de Umuarama a não entrar em uma fria, o Procon local oferece algumas dicas. As principais orientações são pesquisar o local que está comprando e também o produto.

Desde o início de novembro o consumidor vem sendo bombardeado por anúncios de ofertas de lojas físicas e na internet. O apelo do comércio é tanto, que muitas pessoas acabam comprando sem necessidade. “O planejamento é a palavra, meses antes do Black Friday é preciso pesquisar e acompanhar os preços. Só assim perceberemos se realmente o produto desejado está com desconto”, disse o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor do município, Aparício Calderaro Júnior.

Ainda conforme Aparício, o consumidor precisa ficar atento aos descontos fora do comum. “Principalmente na internet. Se você encontrar um anúncio de produto com desconto menores que a média é bom desconfiar, pois pode ser um golpe ou produto falsificado. Fique atento”, explicou.

Os consumidores também devem evitar compras impulsivas, alertou Aparício Júnior. “Antes de efetuar a compra é preciso que o consumidor avalie a real necessidade do produto perante seu orçamento doméstico. Isso se deve a evitar uma compra que pode resultar em dívida para o próximo anos e comprometer a renda familiar”, aconselha ele.

Na questão segurança, os produtos comprados em promoção têm a mesma garantia dos comprados sem desconto (a garantia legal e obrigatória é de 90 dias). No entanto, a loja não é obrigada a efetuar a troca dos produtos vendidos, exceto quando apresentam defeito. Caso o vendedor informar que há troca de produtos sem defeito, ele passa a ser obrigado a trocar, dentro dos prazos e regras estabelecidos pelo próprio fornecedor.

O objetivo das dicas do Procon é evitar que o consumidor faça um mau negócio, seja enganado e lesado por descontos falsos. Em compra pela internet, a orientação é utilizar os buscadores de preços e também pesquisar em vários sites e até mesmo em lojas físicas. É necessário também observar se nos sites constam todos os dados do fornecedor e desconfiar se apenas for informado um telefone celular para contato. O fornecedor deve ter CNPJ e é possível verificá-lo no site da Receita Federal.

 

FIQUE ATENTO NA BLACK FRIDAY

Formas de pagamento – atenção para as formas mais vantajosas em cada caso;

Atenção ao frete – verifique o custo antes de finalizar a compra;

Prazo de entrega – compras feitas nesse período podem demorar a ser entregues;

Arrependimento da compra – consumidor tem até 7 dias para desistir de compra feita pela web;

Problemas com a internet – atenção para possíveis lentidões nos sites por conta da alta demanda;

Segurança – na compra online, use computador com antivírus e sistema atualizado.