Umuarama

Mercado

Procon lança pesquisa de preço do material escolar para ajudar na economia familiar

17/01/2020 06H00

pesquisa-material-escolar-umuarama

A pesquisa de material escolar realizada pelo Procon de Umuarama mostra que um mesmo produto pode apresentar variação significante de preços entre os estabelecimentos. Um exemplo é caixa de lápis de cor de 24 cores da marca Faber Castell que apresentou diferença de 60%. Desta forma, a pesquisa de preço pode ajudar o consumidor a economizar na hora de adquirir o produto.

Com o início das aulas marcado para a segunda semana de fevereiro, os pais começam a procurar as livrarias e papelarias para adquirirem o material escolar dos filhos. Por também ser um período destinado a pagar impostos, a saída para muitos consumidores é buscar produtos de qualidade e com preço que caiba no bolso.

Neste sentido, a pesquisa foi realizada entre os dias 9 a 14 de janeiro pode ajudar na economia de combustível e também no valor da lista de material escolar. Os preços foram coletados em seis papelarias de Umuarama e foram confeccionadas duas listas, sendo uma com as marcas lideres de venda e segunda as marcas com menor preço. Cada lista conta com 39 itens. O comparativo pode ser acessado no site do jornal Umuarama Ilustrado: lista marcas lideres e lista marcas baratas.

Conforme a coordenadoria do Procon/Umuarama a pesquisa é uma arma para o consumidor e com ela em mãos, os pais podem pesquisar e comparar preços. Outro ponto importante da pesquisa é a concorrência entre os estabelecimentos e por isso os valores podem baixar.

Inmetro orienta

No ato de compra do material escolar para o novo ano letivo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) orienta os pais e responsáveis pelos estudantes que procurem o selo de identificação da conformidade nos 25 produtos que estão na listagem de regulamentação do órgão, ligado ao Ministério da Economia.

Os pais devem evitar comprar no mercado informal, porque não há garantia de procedência e também para evitar produtos que ofereçam risco à saúde das crianças, como substâncias tóxicas que podem ser levadas à boca, ingeridas ou inaladas, ou causar acidentes por meio de bordas cortantes ou pontas perigosas. Além disso, devem procurar sempre a indicação de faixa etária, adquirindo artigos de acordo com a idade dos filhos.

Lista Inmetro:

Apontador; Borracha e Ponteira de borracha; Caneta esferográfica/roller/gel; Caneta hidrográfica (hidrocor); Giz de cera; Lápis (preto ou grafite); Lápis de cor; Lapiseira; Marcador de texto; Cola (líquida ou sólida); Corretor Adesivo; Corretor em Tinta; Compasso; Curva francesa; Esquadro; Normógrafo; Régua; Transferidor; Estojo; Massa de modelar; Massa plástica; Merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; Pasta com aba elástica; Tesoura de ponta redonda e Tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).