Umuarama

ATENÇÃO

Procon dá dicas para evitar transtornos na compra de presentes para o Dia das Mães

12/05/2023 10H40

Jornal Ilustrado - Procon dá dicas para evitar transtornos na compra de presentes para o Dia das Mães

No próximo domingo, 14, será comemorado o Dia das Mães. A data é considerada a segunda mais importante para o comércio ao longo do ano. Em razão disso, o Procon de Umuarama traz algumas orientações aos consumidores.

Conforme a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor de Umuarama, Sara Urbano, em primeiro lugar é importância que os consumidores definam quais presentes irão comprar e façam pesquisas de preços antes de concretizar as compras. “Esse ato pode gerar economia no orçamento doméstico e otimizar o tempo de compra”, ressaltou.

Ainda segundo a secretária, uma dica para não errar no momento de presentar, são os cartões vale presente, que são disponibilizados na maioria das empresas fornecedoras e dão liberdade de escolha para o presenteado.

Em relação às compras presenciais, é importante ficar atento às políticas de troca de cada empresa fornecedora. “A substituição dos produtos é obrigatória apenas em casos de vício ou defeito do produto, quando estes não puderem ser sanados”, explicou.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma loja só é obrigada a fazer a troca em casos de defeito. O artigo 18 do CDC diz: “…os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade, que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas, desde que o dado a oportunidade do fornecedor consertar o produto em até 30 dias”.

PREÇOS

O consumidor deve prestar atenção em relação aos preços, descontos e meios de pagamento de cada estabelecimento comercial, explicou a entrevistada. “É imprescindível ainda que o consumidor exija a nota fiscal no ato da compra, a fim de resguardar os direitos do consumidor em caso de qualquer problema”, enfatizou Sara Urbano.

Golpes em compras online

No ambiente virtual, a orientação é procurar averiguar se o site das compras é confiável, e se fornece informações essenciais, como localidade da loja e CNPJ ativo. Busque também opiniões de outros consumidores sobre, para que assim o consumidor não caia em golpes. Se a compra for efetuada por meio de internet, telefone, catálogos, o consumidor terá o direito de sete dias para se arrepender e poderá pedir o cancelamento, bem como a devolução dos valores pagos, inclusive do frete se houver.

Abertura do comércio

Para atender com mais comodidade os consumidores, as lojas de Umuarama vão abrir em horário estendido na sexta-feira (12) até as 22h e no sábado o atendimento se prolonga às 17 horas. A expectativa de empresários e do Sindicato do Comércio Varejista de Umuarama (Sindilojistas) é para aumento nas vendas em relação ao volume do ano passado, quando os umuaramenses estavam saindo da pandemia do Coronavírus.