Umuarama

Boletim

Primeiro caso de influenza H3N2 é confirmado em Umuarama

07/01/2022 17H23

Jornal Ilustrado

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama confirmou o primeiro caso de influenza H3N2. Trata-se de uma senhora de 95 anos que está internada no Hospital Uopeccan desde o dia 29 de dezembro. O setor de Vigilância Epidemiológica entrou em contato com a família da paciente, que relatou que ela não viajou, porém recebeu a visita de familiares de outra cidade. O diagnóstico positivo saiu no dia 3.

Herison Cleick da Silva Lima, secretário municipal de Saúde, conta que os profissionais estão monitorando a família para acompanhar a situação. “Nenhuma pessoa que esteve em contato com a paciente apresenta sintomas de gripe e, até o momento, a informação que temos é de que, apesar da idade avançada, a senhora está passando bem”, observou.

Ele comenta que a influenza H3N2 é uma doença diferente da covid-19. “A maioria dos casos são leves, com sintomas de gripe comum. Apenas os casos mais complexos requer internação e pode evoluir para a necessidade de cuidados intensivos. Até o final da tarde desta sexta-feira (7) não recebemos a confirmação de mais nenhum caso além deste desta senhora”, pontuou.

O secretário indica que para conter o quadro de contaminação em larga escala, a população deverá manter os mesmos cuidados que já vem mantendo desde o início da pandemia de coronavírus. “É fundamental que todos continuem usando máscaras, mantendo distanciamento social, evitando aglomerações e higiene constante das mãos com álcool gel”, recomenda.