Umuarama

Previsão

Primavera começa hoje com chuvas e temperaturas amenas em Umuarama  

22/09/2022 07H55

Jornal Ilustrado - Primavera começa hoje com chuvas e temperaturas amenas em Umuarama  

Começa nesta quinta-feira (22), às 22h04, a primavera no Hemisfério Sul, estação que vai até o início da noite de 21 de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia.

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), ocorrerá o registrado aumento gradual na quantidade de eventos meteorológicos e no volume de chuva em todo o Paraná. As chuvas são causadas pela passagem de sistemas frontais (frentes frias e/ou quentes) e de outros sistemas de precipitação de curta duração, que se desenvolvem no estado em função das temperaturas altas e da maior quantidade de umidade no ar.

Jornal Ilustrado - Primavera começa hoje com chuvas e temperaturas amenas em Umuarama  
Crédito: Mayara Cristina

Por ser considerada uma estação de transição entre os regimes climáticos do inverno e do verão, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos como rajadas de ventos fortes, granizos, grande quantidade de raios e chuvas volumosas. A exemplo da tempestade registrada em Umuarama na tarde da quarta-feira (21) que levou prejuízos em vários bairros da cidade.

Para Umuarama, o Simepar prevê tempo nublado para esta quinta-feira (22) e sol até sábado (24). A possibilidade da chuva voltar para Capital da Amizade na próxima semana com mais intensidade. As temperaturas devem variar entre 12º C e 24º C.

Ainda segundo meteorologistas do Simepar, a primavera de 2022 vai apresentar oscilações no comportamento da temperatura do ar, com variações bruscas como já registradas em agosto e na primeira quinzena de setembro. Contudo os eventos serão mais curtos e associados principalmente a passagem de frentes frias sobre o Paraná. Entre os períodos sem observação de chuva, os dias serão secos e de rápido aquecimento diurno, levando a ocorrência de ondas de calor, principalmente nas faixas norte e oeste do estado.

RESUMO DA ESTAÇÃO

A previsão do regime de chuva para o estado do Paraná durante a primavera de 2022, é ficar abaixo da normal climatológica em todo o estado. A temperatura média do ar na primavera vai acompanhar a climatologia em quase todo o estado do Paraná. Apenas a Região Leste vai apresentar temperatura média do ar ligeiramente abaixo da climatologia.