DADOS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou na segunda-feira (2) a Operação Finados 2026 nas rodovias federais do Paraná com o registro de 81 acidentes, que deixaram 84 pessoas feridas e 11 mortas. O balanço considera os quatro dias de fiscalização reforçada, entre sexta-feira (30 de outubro) e segunda-feira (2 de novembro).
As colisões frontais e os atropelamentos de pedestres concentraram a maior parte das mortes registradas durante a operação. Juntos, esses dois tipos de ocorrência foram responsáveis por nove dos 11 óbitos, o equivalente a 82% do total. Foram seis mortes em colisões frontais e três em atropelamentos.
O acidente mais grave ocorreu na manhã de segunda-feira (2), por volta das 9h, na BR-277, em Palmeira, nos Campos Gerais. Uma colisão frontal resultou na morte de quatro pessoas. A última ocorrência fatal foi registrada às 16h50, na BR-373, em Chopinzinho, onde uma colisão frontal provocou mais uma morte.
FISCALIZAÇÃO
Durante os quatro dias de operação, a PRF realizou 3.100 testes de alcoolemia e fiscalizou 4.515 pessoas e 3.684 veículos. Os radares registraram 2.781 imagens de veículos trafegando acima dos limites de velocidade.
Entre as infrações identificadas, 191 foram por ultrapassagens em faixa contínua. Também foram registradas 127 autuações por falta de cinto de segurança por parte de condutores e outras 56 por passageiros sem o equipamento.
A fiscalização flagrou ainda 28 casos de transporte irregular de crianças sem o dispositivo de retenção adequado, sete infrações por embriaguez ao volante, 50 por uso de celular durante a condução e 41 por desrespeito à Lei do Descanso, que estabelece períodos de repouso para motoristas profissionais.
Ao todo, duas pessoas foram detidas por embriaguez ao volante.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Além da fiscalização, a PRF promoveu ações educativas durante o feriado, com palestras, comandos de orientação e atividades no transporte coletivo de passageiros.
Foram realizadas 48 atividades, que alcançaram 1.118 pessoas e envolveram 488 veículos.