Cotidiano

Social

Presos da cadeia de Umuarama poderão reduzir pena com a leitura

18/12/2019 16H31

assinatura-pozzo

Uma parceria entre a Prefeitura de Umuarama, o Conselho da Comunidade e a Universidade do Brasil vai permitir que os presos da cadeia pública da cidade reduzam suas penas através da leitura. O convênio formalizando a distribuição de livros foi assinado nesta segunda-feira (16) pelo prefeito Celso Pozzobom.

Para ter direito ao benefício, o preso que já conta com condenação terá que ler livros e apresentar resenhas e resumos das obras. Esse material será analisado por um grupo de 10 professores da Universidade do Brasil, que ainda poderá aplicar questionários sobre o tema do livro. Com base na análise do corpo docente é que o juiz poderá analisar se é cabível a remição, ou seja, a redução da pena pela leitura.

Para o defensor público da Comarca Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, a decisão é um grande avanço na tentativa de humanização no tratamento dos encarcerados. “Basta um livro e professores aptos a ajudar e corrigir as resenhas elaboradas pelos presos. Esperamos que essa iniciativa contribua para a ressocialização dos privados de liberdade em Umuarama”, disse.

Na reunião estavam presentes: o presidente do Conselho da Comunidade de Umuarama, Luiz Guilherme Meyer; a assistente social do Conselho da Comunidade, Lourdes Scapin; o diretor da Cadeia Pública de Umurama, Jeovah da Silva Freire; o defensor público e membro do Conselho da Comunidade, Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro; o psicólogo da DPE-PR em Umurama, Clodoaldo Porto Filho; e representantes da Universidade do Brasil.