PRISÃO
O professor Carlos Fermino de Paulo, de 58 anos, foi preso preventivamente na tarde desta terça-feira (15), no município de Salto, no interior paulista. Ele é acusado de abusar sexualmente de cinco meninas, com idade entre 11 e 14 anos, todas suas alunas no Colégio Estadual Hilda Kamal, em Umuarama. Os crimes foram denunciados pelas vítimas em agosto de 2024. As informações são da Delegacia da Mulher.
Segundo a Polícia Civil o professor foi abordado por uma equipe da Guarda Municipal de Salto quando trafegava em via pública. Ao checarem os documentos, os agentes constataram a existência do mandado de prisão contra o suspeito pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável, que foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil da cidade. Ele está recolhido na cadeia local.
OS CRIMES
A primeira denúncia foi formalizada junto a direção do colégio por uma aluna de 11 anos no dia 23 de agosto de 2024. Após, outras quatro se seguiram. Na época, no Núcleo Regional de Educação afastou de imediato o docente. O caso foi encaminhado também para instauração de inquérito administrativo junto a Secretaria de Estado de Educação. O professor dava aulas de Filosofia na instituição.
EDUCAÇÃO
Na época, o NRE emitiu uma nota, relatando a situação. Segue a íntegra:
“Na última sexta-feira (23/08/2024), uma aluna de onze anos do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal, de Umuarama, procurou a direção da escola relatando ter sofrido assédio sexual por parte de um professor. A mãe da estudante, ao ser contatada, compareceu ao colégio onde foi convocada reunião na qual ambas (mãe e filha) foram ouvidas. A direção da escola lavrou ata com a descrição dos relatos e procedeu com o acolhimento da vítima, orientando à responsável lavratura também de Boletim de Ocorrêcia policial. A ata elaborada pela direção foi encaminhada à ouvidoria do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, conforme protocolo, para análise e cumprimento das medidas trabalhistas e legais cabíveis.
Dada a publicidade do relato da estudante diante da comunidade escolar, relatos semelhantes de outras alunas da instituição seguiram contra o mesmo professor, procedendo a direção da escola com o devido registro protocolar das queixas por assédio sexual.
Segundo a direção, também foi realizada lavratura de Boletim de Ocorrência por parte de familiares de uma das estudantes, junto ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário (Bpec), para a condução policial da investigação.
O professor acusado está afastado das aulas a partir desta quinta-feira (29/08/2024), conforme recomendação do corpo diretor da escola, que aguarda as próximas orientações. Os documentos encaminhados o NRE serão devidamente anexados e encaminhados à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que procederá com as medidas administrativas necessárias à manutenção da segurança dos estudantes do Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal”.