INFRAESTRUTURA
Em execução há cerca de duas semanas, a pavimentação do trecho final da Estrada Canelinha, que vai levar o asfalto até a ponte sobre o ribeirão Pinhalzinho, na divisa com o vizinho município de Cruzeiro do Oeste, está avançando rapidamente. O prefeito Celso Pozzobom e o secretário de Obras, Renato Caobianco, visitaram a estrada na última quinta-feira, 1º, para acompanhar o ritmo de trabalho e ficaram animados com o andamento.
A empreiteira contratada para a obra está avançando com adequação e solo-cimento, preparando a base para a aplicação da capa asfáltica. “As máquinas já estão próximas do trecho final, no entroncamento com a Estrada Esperança. Creio que em poucas semanas teremos asfalto em mais esta estrada rural de Umuarama, atendendo moradores e promovendo o desenvolvimento da agropecuária”, disse Pozzobom.
Praticamente a metade dos 3,5 mil metros de estrada já conta com solo-cimento, o penúltimo estágio da pavimentação. “Além do asfalto, a empreiteira vai plantar grama nas faixas laterais e pintar toda a sinalização no leito da via, bem como implantar placas com indicação de curvas e limite de velocidade”, acrescentou o secretário Renato Caobianco. O investimento é de R$ 4 milhões 237 mil e completa a pavimentação da estrada, iniciada em março de 2023.
“Este asfalto trará vida nova aos produtores rurais e proprietários de chácaras, bem como à comunidade, que terá acesso rápido e seguro aos imóveis rurais, independente das condições climáticas”, afirmou Pozzobom. No primeiro trecho, de cerca de seis quilômetros, o investimento foi de R$ 4,9 milhões, parte paga pelo município e o restante pelos proprietários rurais. “A intenção é entregar a obra nos próximos meses, ainda em 2024”, acrescentou o secretário de Obras.
Pozzobom lembra que iniciou em sua gestão um grande programa de pavimentação de estradas rurais, para estimular o desenvolvimento da atividade agropecuária e o turismo rural. “Asfaltamos a Jaborandi, a Estrada Dias, parte da Pioneiro, a Jurupoca, a Pavão, a Estrada Cedro e a Canelinha. Isso é qualidade de vida para o homem do campo”, completou o prefeito.