Umuarama

UMUARAMA

Prefeitura recupera toda a extensão da avenida Liberdade com micropavimentação

17/11/2023 17H30

Jornal Ilustrado - Prefeitura recupera toda a extensão da avenida Liberdade com micropavimentação

Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos devem finalizar nesta semana a readequação do pavimento asfáltico da avenida Liberdade, no Jardim Panorama. Para execução dos serviços, iniciados na última quarta-feira, 15, foram necessárias interdições temporárias de trechos da via, “mas o transtorno será compensado com um tráfego mais seguro e confortável aos usuários e moradores”, disse o secretário Renato Caobianco.

O processo escolhido para restaurar o pavimento, totalizando cerca de 8 mil m², foi a micropavimentação. A avenida Liberdade é a principal via do bairro, utilizada para acesso à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e por motoristas em rota de entrada e saída de Umuarama. Ela funciona como um ‘atalho’ entre a Tiradentes e a avenida Pernambuco, no cruzamento com a Castelo Branco (altura do Bosque dos Xetá) e também na ligação com a avenida Parigot de Souza, via rua José Balan.

A liberação dos veículos ocorrerá conforme o avanço dos serviços. O secretário de Obras, Renato Caobianco, explicou que a avenida tem cerca de 600 metros de extensão em duas vias. “Realizamos serviços de manutenção e correção da pista, finalizando com uma camada uniforme de micropavimento, que vai selar o piso assegurando a impermeabilização e uma duração maior para o serviço”, disse.

A escolha pela micropavimentação (em vez de recapeamento ou outro processo) levou em conta aspectos como tráfego de veículos, rapidez na execução e custo-benefício. “O investimento nesse serviço é reduzido, em comparação com o recape asfáltico, e a durabilidade é de quatro anos ou mais, sem a necessidade de manutenção constante”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

Ele lembra que o município tem equipamento e conhecimento técnico. “Com investimento relativamente baixo conseguimos recuperar um grande volume de ruas e avenidas da cidade, que são criteriosamente escolhidas”, completou. O andamento do serviço depende das boas condições do tempo. No período de interdição os motoristas devem procurar rotas alternativas para o deslocamento pela região do Panorama, como as ruas Bartira e Beija-Flor, que ligam a Pernambuco à avenida Tiradentes.