Umuarama

Saneamento

Prefeitura negocia com Sanepar para solucionar problemas da rede de esgoto

26/04/2019 09H12

sanepar-umuarama

O prefeito Celso Pozzobom anunciou ontem o início das obras para a construção da rede coletora de esgoto dos jardins Sakai e Irene. Ainda segundo o prefeito, a administração municipal também vem realizando tratativas com a diretoria da Sanepar visando traçar um plano de ação para a empresa resolver todos os gargalos do município.

A obra de implantação da rede coletora de esgoto dos jardins Sakai e Irene foi iniciada na quarta-feira (24) e será dividida em duas etapas. A primeira composta de interceptor (tubulação de esgoto de médio porte) com extensão de 440 metros.

Na sequência serão executados 1.100 metros de rede coletora, atendendo a última quadra dos jardins Sakai e Irene, num total de 92 imóveis, com prazo estimado de execução de 30 dias. O custo será de R$ 185.000,00.

A segunda etapa será composta de interceptor, com extensão de 330 metros, seguido da execução de 4.900 metros de rede coletora, atendendo a parte de superior dos jardins Sakai e Irene, bem como os jardins Cima, Araxá, Caravelle e Vila Rica, totalizando 320 imóveis. O prazo estimado é de 90 dias de execução, com um custo total de R$ 627.600,00.

HERANÇA

Segundo o prefeito Celso Pozzobom, a atual administração herdou 32 bairros de Umuarama sem rede de esgoto funcionando. Desda forma, na próxima terça-feira (30) o prefeito tem reunião marcada com a diretoria da Sanepar, quando negociará a renovação da concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgoto sanitário de Umuarama. Neste ato, Pozzobom pretende tratar de um plano de ação junta a empresa para solucionar as questões dos bairros sem a rede coletora.

“Queremos um plano de ação da Sanepar para resolver todos os gargalos do município, visando um serviço para satisfazer a população de Umuarama. Não só do Sakai e Irene, temos que fazer tratativa para estabelecer um cronograma de trabalho para os demais bairros. É assim que estamos trabalhando, com paciência. Mesmo levando muita pancada, mas sabíamos o que estávamos fazendo e vamos continuar trabalhando para a melhoria da cidade”, enfatizou.

Conforme a assessoria de imprensa da Sanepar, o índice de atendimento de esgoto em Umuarama é de 92,64% e 100% de todo esgoto coletado é tratado. Ainda conforme nota, a cidade possui 41.697 imóveis atendidos com rede coletora de esgoto.

NOVOS LOTEAMENTOS

Ainda segundo o prefeito, existe uma legislação a respeito da liberação de loteamentos em relação a rede coletora de esgoto, por isso, todos os loteamentos que estavam pré-liberados serão revistos. “Não vamos aprovar loteamento se não tiver interligado na rede de esgoto. Os que estão pré-liberados serão revisados e se não tiver a tubulação, esses serão reprovados”, exclamou o prefeito.