Umuarama

UMUARAMA

Prefeitura divulga novo cronograma de coleta de lixo orgânico e reciclável

27/10/2023 17H32

Jornal Ilustrado - Prefeitura divulga novo cronograma de coleta de lixo orgânico e reciclável

Documentos estão disponibilizados no site para que cidadão possa se programar na hora de descartar resíduos

Umuarama tem quase 300 bairros, que estão divididos em oito setores principais para a definição das rotas de coleta de lixo. O serviço, realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e por empresas terceirizadas, é feito de segunda a sábado, incluindo os distritos, e é separado em resíduos orgânicos e recicláveis, também chamada de coleta seletiva. Para oferecer ao cidadão a possibilidade de se organizar no descarte de seus materiais, a Prefeitura acaba de disponibilizar em seu site os novos cronogramas de recolhimento de resíduos.

Carlos Alberto de Assis, secretário de Serviços Públicos, explica que é fácil o morador conferir os dias que haverá coleta em sua rua. “Entre no site da Prefeitura, no endereço https://umuarama.pr.gov.br. No meio da página, no banner rotativo grande, você vai encontrar os outros dois banners: o da coleta seletiva e o da coleta orgânica. Bem no final da página também, no rodapé, tem os links para os arquivos”, instrui.

A coleta de orgânicos – que é o lixo comum produzido nas residências, resíduos de origem animal ou vegetal, restos de alimentos e outros produtos que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em um relativo espaço de tempo – é feita três vezes por semana na maioria das regiões da cidade. “Apenas no Centro e nos bairros Zona I, II e III (também chamados de Setor 1 e Setor 2) é que a Prefeitura faz a coleta todos os dias. Nos outros setores o trabalho é feito ou segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado”, detalha.

O secretário destaca ainda que os veículos que fazem a coleta – tanto os da Prefeitura quanto das terceirizadas – são identificados, adesivados, com profissionais uniformizados. “Não há diferença na qualidade dos serviços prestados: desde que o lixo esteja devidamente colocado em sacos e sacolas bem fechadas. Não é obrigatório, mas quem puder colocar uma lixeira em suas residências é muito importante, pois é uma forma de os animais domésticos (gatos e cachorros) não rasgarem as embalagens, evitando transtornos”, indica.

SEPARAR É PRECISO

Com cerca de 120 mil habitantes, Umuarama produz diariamente 80 toneladas de lixo orgânico. Desse total, em média 24 toneladas são de materiais que poderiam ser reciclados que chegam misturado ao lixo comum no Aterro Municipal, conforme informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira. “Esse índice de quase 30% é algo que não poderíamos deixar acontecer em nossa cidade. Com um pouco mais de dedicação na hora de descartar, teríamos excelentes resultados, separando pelo menos latas, plásticos e embalagens diversas para não serem misturadas ao ‘lixo molhado’”, observa.

A coleta de lixo reciclável é feita, geralmente, uma vez por semana na maioria das regiões da cidade. “Nas áreas que compreendem o Centro realizamos a coleta todos os dias. Especificamente nas avenidas Paraná, Maringá, Londrina, Getúlio Vargas e Rio Branco, além das ruas Doutor Camargo, Ministro Oliveira Salazar e Governador Ney Braga. A maior concentração de estabelecimentos comerciais contribui para a produção de mais materiais recicláveis, como papelão e plástico”, comenta Sucupira.

COLETAS ESPECIAIS

Todos os sábados também há coleta de lixo nos distritos de Lovat, Santa Eliza e Serra dos Dourados, já nos outros distritos (Roberto Silveira, Vila Nova União e Nova Jerusalém), o trabalho é realizado a cada 15 dias, também aos sábados. “Sempre recebemos solicitações de moradores a respeito de onde devem descartar animais domésticos mortos. De acordo com a legislação, a responsabilidade pelo descarte do corpo do bichinho é do próprio tutor, ou seja, é o dono que deve enterrar o animal”, instrui Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.

Outra dúvida da população é com relação ao descarte de restos de podas de árvores. “O cidadão tem o direito de levar os resíduos de podas até o Aterro Sanitário, mas é preciso esclarecer que tudo deve estar muito bem separado – galhos, folhas, troncos etc. –, sem estar misturado com lixo, terra ou outros materiais. Móveis velhos, entulhos, sofás, colchões e itens afins não devem ser jogados nos canteiros e muito menos nas calçadas: sempre realizamos campanhas para o recolhimento desses materiais, com caminhão especial. Além do mais, o morador que for pego descartando de forma irregular pode ser multado e processado”, adverte Fernanda.

Ela finaliza relatando que uma nova célula para o Aterro Sanitário, com 21 mil m² de área – são 210 metros de comprimento por 105 de largura e 12 metros de profundidade – está em processo de construção ao lado da atual e, quando pronta e se bem gerenciada, poderá ser utilizado por aproximadamente 10 anos.

COLETA ORGÂNICA – Consulte seu bairro clicando aqui.

COLETA SELETIVA – Consulte seu bairro clicando aqui.