Umuarama

Doe Sangue

Prefeitura disponibiliza médico e hemonúcleo volta atender manhã e tarde

09/04/2020 10H18

hemonúcleo-umuarama-sangue

O hemonúcleo de Umuarama volta a coletar de sangue no período integral. A ampliação no atendimento só foi possível devido a parceria com a Prefeitura de Umuarama, que alocou um médico para atender o público no período da tarde.

Segundo Cláudio Francisconi, coordenador do hemonúcleo regional, com a ampliação do horário de atendimento é possível que as coletas de sangue aumentem 30% dando uma folga em tempos de dengue, quando o a solicitação por plaquetas chegou a 500 por mês. “Retomamos o período da tarde, graças a ação do prefeito Celso Pozzobom em disponibilizar um médico para o atendimento”, disse.

Francisconi também pediu aos doadores que comecem a utilizar o agendamento online para doação. O processo pode ser feito no site: www.saude.pr.gov.br/doacao ou no www.pia.pr.gov.br. “Nosso objetivo é realizar todos os agendamentos para doação de sangue de forma online. Mas o doador espontânea ainda pode chegar no balcão do hemonúcleo para realizar a doação de sangue”, explicou.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Agora o hemonúcleo começa a atender a comunidade de doadores das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30. “Mesmo com a situação do coronavírus, os doadores estão comparecendo de forma satisfatória. Hoje Umuarama passa por uma situação a parti, pois com o aumento de casos de dengue muitas bolsas de sangue e plaquetas estão sendo requisitadas pelos hospitais e sempre precisamos de doação”, ressaltou Francisconi.

Medidas preventivas

Mesmo com as suspeitas de coronavírus em Umuarama e o pedido para as pessoas ficarem em casa, a doação de sangue continua sendo vital para salvar vidas. Neste sentido, para oferecer segurança aos doadores e sua equipe, o hemonúcleo de Umuarama idealizou estratégias sanitárias e orientações.

Entre as ações, agora os doadores esperam no lado de fora da unidade e devem permanecer a uma distância de mais de um metro entre as pessoas. Apenas duas pessoas entram no hemonúcleo para realizar a doação, para isso, os doadores passam por um rigoroso protocolo de assepsia.

“A recomendação é que o doador já venha com a ideia da lavagem das mãos. Antes de entrar no hemonúcleo ele passa por uma higienização e essa limpeza continua em cada sala que a pessoa percorre até adoção”, explicou.