Umuarama

UMUARAMA

Prefeitura decreta que sexta-feira será ponto facultativo e anuncia o que abre e o que fecha

28/05/2024 11H16

Jornal Ilustrado - Prefeitura decreta que sexta-feira será ponto facultativo e anuncia o que abre e o que fecha

Corpus Chisti é feriado em Umuarama, desta forma a próxima quinta-feira (30) todas as repartições públicas municipais, da administração direta e indireta, vão permanecer fechados. A exceção fica para as unidades de saúde Vitória Régia, Guarani – Anchieta, Lisboa e Cidade Alta, que terão atendimento das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e os serviços essenciais, que vão funcionar normalmente.

De acordo com os decretos n° 151, do dia 10 de maio, e o n° 167, do dia 23, o prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Administração, Sidnei Moreno Vedovoto, não haverá expediente de trabalho na quarta (30) e na quinta-feira (31), porém, como determina a legislação brasileira, os serviços essenciais não podem sofrer interrupções ou alterações. “Serviços essenciais são a Vigilância em Saúde, serviços funerários (Acesf), varrição, coleta de lixo, Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, Guarda Municipal, agendas da autoridade de trânsito, Conselho Tutelar (este funciona no sistema de plantão) e Defesa Civil, que funcionam normalmente”, informa o prefeito.

A sexta-feira foi definida como ponto facultativo, porém a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu que manterá expediente de atendimento das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h para todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). “Vale destacar que a UBS do distrito de Santa Eliza terá horário de atendimento diferenciado: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A Central Farmacêutica vai funcionar das 7h30 às 11h30, com entrega de senha até as 10h45, e das 13h às 17h, com retirada de senha até as 16h15. Já o Ambulatório de Dengue fica aberto das 7h às 21h e o P.A. (Pronto Atendimento) funciona 24 horas, sem interrupção”, detalha Vedovoto.

ESCOLAS E CMEIs

A Secretaria Municipal de Educação comunica pais e responsáveis que nenhuma das 43 unidades escolares do município vão ter aulas entre o dia 30 de maio e o dia 3 de junho. “Conforme já programado no Calendário Escolar 2024, não haverá aula quinta e sexta-feira, já que os professores e demais profissionais de educação já fizeram a compensação de horas relacionadas às atividades complementares ao exercício da docência. E na segunda-feira [3 de junho] todos os profissionais de educação estarão em treinamento, desta forma as aulas voltam normalmente na terça-feira, dia 4 de junho”, especifica a secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.