PESQUISA
Uma pesquisa a respeito do conhecimento do cidadão sobre a coleta de lixo (orgânico e reciclável) em Umuarama está em andamento, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A enquete, chamada ‘Quiz dos Resíduos’, é feita via internet e ficará disponível até o final da tarde do dia 8 de janeiro.
A análise dos resultados do levantamento resultará em um documento, que deve ser utilizado para a implementação de projetos e ações para aperfeiçoar o sistema de coleta de resíduos, conforme relata o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira. “Um dos principais focos é saber qual o nível de satisfação da população com o serviço prestado em Umuarama”, indica.
São apenas 18 questões – incluindo nome, idade e bairro de residência – e a participação da população é muito importante. “Até o momento pouco mais de 300 pessoas participaram do quis, sendo que 27% têm entre 31 a 40 anos. Alguns dados parciais já chamam a atenção, como o fato de que 18% das pessoas disseram não saber para onde vão os resíduos coletados na cidade. Outra questão é positiva: 80% dos participantes disseram saber em que dia da semana o caminhão da coleta passa em sua residência”, comentou Sucupira.
O QUE É RECICLÁVEL
Uma das questões apresentadas no quiz que mais chamou a atenção dos profissionais da Secretaria de Meio Ambiente diz respeito ao conhecimento do cidadão sobre ‘qual dos resíduos abaixo você acha que é reciclável’. “A porcentagem de gente que acredita que seringas (de injeções) e medicamentos podem ser reciclados é grande: 6%. É algo que temos de trabalhar bastante para esclarecer, pois esse tipo de material jamais pode ser descartado no lixo reciclável – muito menos no lixo orgânico”, explica a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
Ainda analisando os resultados parciais da pesquisa, Fernanda comenta outros ‘equívocos’ identificados, como o fato de 56% dos entrevistados acreditar que tubo de pasta de dente é reciclável, assim como 41% responder que embalagens de isopor também ser reciclável. “Há outros elementos, como esses, que até têm como ser reciclados, mas não dentro do Paraná. Desta forma, nossa instrução é para que sim, o cidadão continue separando e descartando esses materiais na coleta de recicláveis, mas infelizmente não são produtos que podem ser reaproveitados aqui”, explica.
O prefeito Celso Pozzobom reforça que todos os cidadãos estão convidados a responder à pesquisa, que está disponível no site da Prefeitura. “O volume de resíduo (lixo) produzido diariamente em Umuarama é de cerca de 80 toneladas e isso faz com que a administração municipal desenvolva projetos e campanhas para dar a destinação correta ao lixo, seja ele orgânico ou reciclável”, registrou.
Quiz dos Resíduos – Responda clicando aqui.