Umuarama

UMUARAMA

Prefeitura convida moradores de Lovat para participar de audiência pública

04/12/2023 08H57

Jornal Ilustrado - Prefeitura convida moradores de Lovat para participar de audiência pública

O distrito de Lovat fica a 14 km de Umuarama, onde vivem cerca de 3,5 mil pessoas. E para definir a possibilidade de alterações em seu perímetro urbano, a administração municipal vai realizar, na próxima quarta-feira (6), uma audiência pública para ouvir a opinião dos moradores sobre as mudanças, conforme determina o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001). 

A principal alteração, como informa o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco, é a redefinição de uma área de 12 alqueires (30 hectares), classificada como Zona de Expansão Urbana (ZEU), para Zona Industrial (ZI). “Esta área pertence ao município e está em desuso e, para redefinir, a determinação é que prevaleça o interesse coletivo sobre o particular. Daí a necessidade de realizarmos uma audiência pública”, detalha. 

Secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto explica que a administração municipal Celso Pozzobom tem um projeto especial para a área, que será fundamental para a implantação de um Parque Industrial, que será destinado exclusivamente para grandes empreendimentos. “Esperamos a manifestação da população, que é soberana, para darmos seguimento ao projeto. Caso aprovada a alteração, exigida pelo Plano Diretor, que está na Lei Complementar n° 441/2017”, indica. 

A Audiência Pública será no Centro de Eventos de Lovat (que fica na rua Arapongas s/n°), no dia 6 de dezembro, às 9h. “Precisamos pensar a longo prazo, porém com o cuidado de orientar o crescimento da cidade visando minimizar os impactos sobre áreas ambientalmente frágeis, por exemplo. As áreas do município (sede e distritos) são definidas em um Mapa de Zoneamento e é essa mudança que estamos propondo. A decisão final cabe aos moradores”, registra o prefeito Celso Pozzobom.