Umuarama

Emprego

Prefeitura contrata mais quatro cursos para qualificação gratuita de trabalhadores

08/10/2021 09H15

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Umuarama oferecerá em breve mais quatro cursos gratuitos para qualificação de mão de obra, dois deles com início no dia 20 deste mês e os demais nos primeiros dias de novembro próximo.

O primeiro deles é de cuidador de idosos, uma atividade que tem gerado grande procura na Agência do Trabalhador e que não encontra com facilidade profissionais ou pessoas qualificadas no mercado de trabalho. A duração será de 160h, no período de 20 de outubro a 16 de dezembro, com aulas das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. As inscrições já podem ser feitas no site do Senac (https://www.pr.senac.br/cursos/?uep=10&tc=202100166). Os outros cursos serão de manicure e pedicure, assistente administrativo e corte de cabelo, hidratação e escova.

Os cursos foram anunciados ao prefeito interino Hermes Pimentel durante reunião nesta quinta-feira, 7, no gabinete, com as presenças do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Adriano, do gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros, da gerente e do técnico de Educação e Cultura do Sesc/Umuarama, Thaís Mariane Santos e Alessandro Salgado, do gerente-executivo e da técnica de Relações com o Mercado do Senac/Umuarama, Tiago Teixeira Titericz e Meire Helen da Silva Tozzo.

“Temos uma grande preocupação em qualificar a mão de obra para ocupar as dezenas de vagas oferecidas diariamente na nossa agência e no mercado em geral, aproximando os trabalhadores do emprego para que aproveitem as oportunidades e possam garantir o seu sustento. Nesse sentido, é fundamental a parceria com o sistema ‘S’, que permite o ensino profissionalizante e a preparação da mão de obra para as necessidades dos empregadores”, disse o secretário Marcelo Adriano.

Para o prefeito Hermes Pimentel, todas as parcerias que representem desenvolvimento são interessantes para o município. “Minha preocupação maior é com a geração de renda e qualidade de vida, especialmente nas camadas mais vulneráveis da população. Com boa qualificação, o acesso ao emprego é facilitado e com salário todo mundo vive melhor. Queremos levar qualificação também aos adolescentes e jovens, para facilitar o acesso ao mercado de trabalho”, afirmou.

Thaís Mariane relembrou as parcerias que o Sesc já tem com o município na área de educação, esporte e lazer – como os projetos Futuro Integral (escolas municipais e Guarda Mirim) e Aprender a Jogar – e também o Mesa Brasil, voltado ao aproveitamento total dos alimentos e auxílio às entidades assistenciais.

Já o gerente-executivo do Senac, Tiago Titericz, lembrou que a instituição e o município já realizaram 16 cursos profissionalizantes e de qualificação de trabalhadores em parceria, apenas em 2021, totalizando mais de 4 mil horas de treinamentos.