UMUARAMA
Após receber uma denúncia de que uma empresa, do ramo de alimentação, estaria jogando lixo no canteiro central de uma quadra da avenida Paraná, uma força-tarefa foi montada pela Prefeitura de Umuarama, unindo representantes das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Fazenda. Ao chegarem ao local, foi constatado que havia, realmente, diversos sacos com restos de comida, embalagens de papelão, garrafas e outros resíduos.
A equipe aproveitou a oportunidade e visitou uma série de empresas do ramo de alimentação existentes na região, falando sobre o Código de Postura, o Código de Limpeza Urbana e tabela de horários de coleta de lixo. “Tentamos tratar como um caso pontual e isolado, mas seguramente providências serão tomadas, já que é obrigação da administração municipal zelar questão da higiene das vias e logradouros públicos”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Assis.
Já o secretário Waltinho Sucupira, do Meio Ambiente, garantiu que em 2024 o município deve colocar em prática um novo projeto para melhorar ainda mais a qualidade na coleta de resíduos – orgânicos e recicláveis. “O objetivo de oferecer mais qualidade de vida para o cidadão está diretamente interligado à qualidade na coleta do lixo urbano, já que estamos falando em algo que envolve saúde pública. E o prefeito Celso Pozzobom determinou mais rigor sobre questões sensíveis, como esta”, observou.
Mais reuniões e visitas a empresários devem ser realizadas durante 2024, sempre com o objetivo de esclarecer sobre as obrigações de cada um no cuidado com a cidade. “Os moradores, proprietários, comerciantes, prestadores de serviços e industriais sabem que são responsáveis pela limpeza de suas calçadas e sarjetas em frente a suas propriedades ou estabelecimentos. Nas principais ruas e avenidas da cidade (como a Paraná, Maringá, Arapongas etc.), onde há maior concentração de empresas, deve-se observar muito bem o horário que colocam os sacos de lixo para a coleta, pois não adianta encher as calçadas com sacos de lixo às oito horas da manhã se sabem que a coleta é feita às 18h”, pontuou Pozzobom.
Ele chamou a atenção ainda para o fato de que é proibido varrer lixo e detritos sólidos de qualquer natureza para os coletores ou ‘bocas de lobo’ dos logradouros públicos. “É proibido fazer a varredura do interior dos prédios e terrenos para a via pública. Nossa cidade é uma das mais importantes do Paraná e bastante elogiada por quem chega aqui para passear, sempre ouvimos elogios de que é uma cidade limpa e organizada. Só conseguimos isso com o apoio de todos”, finalizou.
CÓDIGO DE POSTURA – Clique aqui.
CÓDIGO DE LIMPEZA URBANA – Clique aqui.