Região

MAIS APOIO

Prefeitos do Cibax vão incentivar a implantação de aviários na região

18/08/2020 10H58

Prefeitos e representantes dos municípios reunidos em Umuarama

Umuarama – Reunidos no fim de semana, os prefeitos dos municípios que integram o consórcio de preservação da Bacia do Rio Xambrê decidiram incentivar na prática a instalação de aviários da Levo Alimentos, que funciona na antiga Averama em Umuarama. O presidente do Cibax, Darlan Scalco, que também é prefeito de Pérola e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) informou que as máquinas da patrulha do campo poderá fazer a terraplenagem para construção de aviários.

Ele adiantou que as máquinas estão concentradas na adequação de estradas rurais nos municípios que integram o consórcio, mas os prefeitos entendem que para fazer a terraplenagem não exigirá muito tempo e logo as máquinas podem retornar para as estradas.

Darlan explicou que a preocupação dos prefeitos é com a geração de empregos e renda e ajudar a instalação de aviários é uma opção, pois cada barracão de frangos gera em torno de 20 a 30 mil reais em ICMs ao ano para as prefeituras.

E o que animou os prefeitos foi o anúncio da Levo Alimentos de que pretende incluir mais 130 aviários nos próximos cinco anos em propriedades com até 60 quilômetros da sua sede em Umuarama. E os municípios da bacia do rio Xambrê estão entre os contemplados. O investimento total é de cerca de R$ 130 milhões.

Mas para isso ocorrer, o acesso às propriedades precisa ser bom para facilitar o transporte nos dias de tempo quente e nos dias chuvosos, para evitar perdas. Darlan afirma que as estradas já estão sendo melhoradas em todos os municípios e agora com a deliberação para ajudar os produtores na terraplenagem a parceria com a Levo Alimentos tende a ser ampliada e os investimentos consolidados, o que é uma grande conquista para toda a região.

Com a decisão unânime, os municípios do Cibax atendem uma proposta apresentada pela direção da Levo Alimentos, a empresa que chegou para elevar Umuarama ao primeiro lugar na geração de empregos no Paraná no mês que passou.