Região

REGIÃO UNIDA

Prefeitos da Amerios levam reivindicações ao Governo e conhecem programas e recursos disponíveis

25/02/2021 11H11

Prefeitos, deputados e secretários estaduais durante o encontro em Curitiba

A Casa Civil do Governo do Paraná reuniu nesta quarta-feira, secretários estaduais, prefeitos e deputados estaduais dos municípios da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) para informar e orientar sobre programas e recursos disponíveis para as cidades. O presidente da Amerios e prefeito de Icaraíma, Marcos Alex, liderou a comitiva de prefeitos e disse que ficou satisfeito com os resultados do encontro. Ele adiantou que várias reivindicações dos municípios da região também foram apresentadas à equipe do Governo Estadual. E todos com chances de serem contemplados nos próximos meses.

O encontro contou com a participação do vice-governador Darci Piana, do chefe da Casa Civil, Guto Silva, e dos secretários estaduais de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Reuniões com prefeitos de cada região vem sendo organizadas semanalmente pela Casa Civil. O objetivo, explicou Guto Silva, é orientar as prefeituras e garantir um alinhamento entre as administrações municipais, seus representantes no Legislativo e o governo para que os municípios possam receber recursos de forma rápida.

PARANÁ MAIS CIDADES

O chefe da Casa Civil disse que não faltarão recursos para os municípios e explicou que o trabalho conjunto que está sendo proposto vai ajudar a definir as prioridades das regiões.

Uma das ferramentas para isso é o programa Paraná Mais Cidades. Construído em conjunto com a Assembleia Legislativa, conta com recursos do Tesouro Estadual e da devolução do exercício orçamentário do Legislativo. O dinheiro chega às prefeituras por indicação dos deputados estaduais. O foco é fomentar o desenvolvimento dos municípios.

COVID-19

A expansão do número de casos de Covid-19 foi um dos temas do encontro. O governo prepara medidas mais restritivas para conter o contágio e evitar o colapso do sistema hospitalar. Por isso, Guto Silva pediu que os prefeitos ajudem o Estado a tornar essas medidas efetivas em todas as cidades.

E justamente em função desse cenário, a Casa Civil decidiu suspender temporariamente a agenda de encontros com prefeitos e deputados, que vinha sendo realizada presencialmente no Palácio Iguaçu.

Algumas das reivindicações apresentadas pela Amerios

O presidente da Amerios, prefeito Marcos Alex aproveitou o encontro com os secretários estaduais, ontem em Curitiba, para reforçar o pedido de investimentos na recuperação das rodovias estaduais na região de Umuarama. Algumas delas já carecem de restauração. Abordou também a necessidade urgente da duplicação d PR-323, principalmente no perímetro urbano de Umuarama.

A Amerios também quer aproveitar o momento de boa representação política para conquistas obras de infraestrutura.

Extensão do Paranacidade

Como apoio do deputado estadual Delegado Fernando Martins, os prefeitos pediram a extensão do Paranacidade para Umuarama. O documento já foi encaminhado ao Governo Estadual e aguarda a definição.

Convênio com Itaipu

No encontro de ontem a Amerios pediu apoio do Governo Estadual para os municípios da região firmarem convênios com Itaipu, visando a conquista de recursos ou programas para melhorar as estradas rurais com asfalto ou cascalhamento e fazer curvas de nível nas propriedades rurais. Tudo isso para reter a areia que tem ido para o Rio Paraná e acaba assoreando o lago da usina.

Estruturar o turismo

A expansão turística da região da Amerios foi outra pauta na reunião de ontem. Os prefeitos querem apoio para conseguir projeto técnicos e expansão turística das várias atrações que estão à disposição de moradores e turistas. Entre os exemplos estão os Dinossauros de Cruzeiro do Oeste, as belezas do Salto Paiquerê e do Apertado, entre Alto Piquiri e Mariluz, a Prainha do rio Xambrê, as prainhas e outras belezas do Parque Nacional de Ilha Grande, rio Paraná e lagoas em Porto Camargo (Icaraíma), Porto Figueira (Alto Paraíso), Vila Yara (Altonia), entre outros. O secretário Marcio Nunes já garantiu apoio ao desenvolvimento do turismo regional, com participação também da iniciativa privada, e agora o assunto foi reforçado na Casa Civil.

Ainda dentro do turismo tem a proposta de ligação das rodovias beira rio com os portos e pontos turísticos do rio Paraná, entre Icaraíma e Terra Roxa. Márcio Nunes já autorizou a elaboração do projeto. O prefeito Marcos Alex diz que a ideia é melhorar a acessibilidade aos portos, principalmente onde falta asfalto como em Altônia e São Jorge do Patrocínio.

Outros pedidos

A Amerios reforçou ainda o pedido de reforço no quadro de pessoal das polícias Civil e Militar na região. E também cobrou ajuda para o transporte escolar que está voltando com o reinício das aulas. O prefeitos da região querem ainda a retomada de custeio para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Umuarama, o único credenciado em Cardiologia que está passando por dificuldades.