Região

CONTRA O ASSOREAMENTO

Prefeitos da Amerios discutem parceria com Itaipu para adequação do solo rural

09/10/2021 11H08

Reunião dos prefeitos e outras autoridades em Umuarama

Os prefeitos da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) estiveram reunidos nesta sexta-feira(8) em Umuarama e um dos principais assuntos em pauta foi a proposta de parceria com a Itaipu para investir na melhoria de estradas rurais e conservação de solo. E o objetivo é preservar os córregos e rios que levam água para o lago da hidrelétrica.

Técnicos de Itaipu estiveram no encontro para explicar que pouco mais de 200 municípios do Oeste e Noroeste têm riachos que correm para o rio Paraná e ajudam a formar o lago da usina. Desses, apenas 54 já possuem convênios e atuam com apoio da usina para recuperar e manter em boas condições as estradas rurais e também as propriedades rurais com a implantação das curvas de níveis.

Na região da Amerios apenas três municípios já contam com esse apoio: Brasilândia do Sul, Francisco Alves e Altônia. Agora a intenção é estender a parceria para os demais municípios. Para ser mais rápida a execução do convênio, os municípios precisam se unir em consórcios e como demoraria criar um novo consórcio para essa finalidade, a opção que está em análise, é a filiação dos municípios no Coripa ou Cibax, exclusivamente para essa finalidade.

Pelo convênio, Itaipu colabora com 50% e os municípios com o restante dos custos, podendo utilizar também a ajuda dos proprietários rurais, partes interessadas nas melhorias. Segundo Marcelo Uliana e Evandro Ribas Machado, ambos de Itaipu, a intenção é obter mais segurança hídrica, o que é bom para a usina e todo o meio ambiente. Mais adiante, Itaipu também poderá investir na preservação das matas ciliares.

Segundo o presidente da Amerios e prefeito de Icaraíma, Marcos Alex, é uma pauta que chega um pouco atrasada, mas ainda em tempo de recuperar o que não está adequado. Ele diz que sempre foi ao rio Paraná e tem percebido a formação de mais bancas de areia ao longo do rio. O mesmo ocorre em riachos menores e córregos e quase desapareceram ultimamente devido ao assoreamento. Agora é momento de união de forças e com o apoio de Itaipu ficará mais fácil a recuperação.

Marcos Alex adiantou que todos os municípios da Amerios ficaram interessados na parceria. Muitos deles já contam com estradas rurais reformadas e em boas condições, muitas propriedades rurais já mantêm curvas de nível, mas ainda tem aquelas que precisam de ajustes e outras regiões que precisam ser adequadas.

Outros assuntos

Na reunião de ontem também esteve presente o deputado estadual Delegado Fernando Martins, que mostrou indignação com o fechamento das delegacias da região nos fins de semana. Ele disse que assumiu a briga e, junto com os prefeitos, quer forçar a Segurança manter plantões em todas as delegacias da região, todos os dias e noites.

Leila Cristina e Marcelo Lubas da empresa Nativa Brasil, especialista em elaborar Planos Municipais do ICMs Ecológico, propuseram parceria com os municípios que ainda não buscam todo o ICMs ecológico a que tem direito.

E o chefe do IBGE em Umuarama, Sebastião Aparecido, falou sobre o próximo Censo populacional.