CORONAVÍRUS
A Prefeitura de Umuarama informa que o decreto do Executivo com medidas de prevenção ao coronavírus no setor público será encaminhado para publicação no diário oficial do município nesta sexta-feira, 20.
Entretanto, o prefeito Celso Pozzobom antecipa que as decisões, tomadas após amplo debate com todos os setores da administração, não devem interferir no funcionamento do comércio local. O prefeito entende que os comerciantes já estão adotando medidas preventivas e que a população está mais consciente a cada dia sobre o que pode ser feito para evitar a contaminação.
“Contamos com o bom senso de todos, pois é uma questão séria de saúde pública que exige toda a atenção. A Prefeitura está fazendo a sua parte e pedimos à população que também faça a sua, adotando práticas e atitudes que minimizem o contato e o contágio pelo coronavírus”, recomendou o prefeito.
O setor de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde informa que as agendas dos profissionais médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão canceladas e bloqueadas por tempo indeterminado.Serão atendidos apenas consultas de pré-natal e puerpério (recém-nascidos), casos de urgência e de doentes crônicos com quadro descompensado.
O diretor de Atenção Primária, Elizeu Ampessan, explica que as UBS permanecerão abertas, mas o objetivo é reduzir o fluxo de pessoas para evitar exposição. As consultas eletivas canceladas serão reagendadas e os pacientes informados oportunamente. Neste momento, a prioridade é tratar casos de urgência e combater agravos, evitando expor pessoas sadias ao risco de contaminação.