Região

RENOVAÇÃO

Prefeito de Icaraíma, Marcos Alex assume a presidência da Amerios

11/02/2021 12H48

Prefeito Marcos Alex discursa durante a reunião na Prefeitura de Umuarama

Em eleição realizada nesta quarta-feira, 10, no auditório da Prefeitura de Umuarama, o prefeito de Icaraíma, Marcos Alex de Oliveira foi eleito por unanimidade para a presidência da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios). Ele substitui no cargo o ex-prefeito de Brasilândia do Sul, Marcio Marcolino.

Ao transmitir o cargo, Marcolino fez um balanço positivo da sua gestão destacando as ações realizadas em prol dos municípios e do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Também destacou a instalação do escritório regional do Paraná Cidades na sede da Amerios e o início das conversações para o fechamento de um convênio entre a Amerios e Itaipu, visando investimentos da binacional na região.

Além do prefeito Marcos Alex na presidência, a nova diretoria que já tomou posse inclui ainda os prefeitos Juninho, de Cafezal do Sul, na primeira vice-presidência, Everton Barbieri, de Esperança Nova, na segunda vice-presidência, Oberdam José de Oliveira ficou como secretário e a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco é a tesoureira. O conselho fiscal ficou composto pelos prefeitos José Carlos Baraldi, de São Jorge do Patrocínio, Alex Cavalcante de Brasilândia do Sul, Sérgio Borges, de Iporã. E os suplentes são Valdete Cunha, prefeita de Pérola, Giovane Mendes, de Alto Piquiri e Claudio Sidiney Lima, de Tapira.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, defendeu estabelecer pautas regionais para cobrar apoio junto ao Governo Estadual e trabalhar unidos, pois isso fortalece o pleito e as chances de conquistar o que for pedido fica mais fácil.

Pautas regionais

O novo presidente agradeceu o apoio e também defendeu união e disse que vai trabalhar pelo fortalecimento da região com pautas que atendam a todos.

Garantiu que vai dar sequência no diálogo para fechar convênio da Amerios com Itaipu para contemplar os municípios com projetos definidos em adequação e melhorias de estradas e contenção de águas pluviais em propriedades rurais para evitar o assoreamento dos rios, uma preocupação de Itaipu. Garantiu apoio à instalação do escritório da Paraná Cidades em Umuarama e também quer buscar recursos para o desenvolver o turismo nos municípios da Amerios.

Encontro com Guto Silva

Marcos Alex já convocou os prefeitos para a audiência que será realizada com o secretário Chefe da Casa Civil no Governo Estadual, Guto Silva, no próximo dia 22. Todos os 21 prefeitos da Amerios foram convocados, pois além de Guto Silva estarão presentes os deputados estaduais da região e secretários estaduais.

Presenças

O deputado estadual Delegado Fernando Martins também esteve na reunião e falou dos projetos que está trabalhando para a região e se dispôs ajudar a Amerios. Participaram da reunião ainda o ex-prefeito de Alto Piquiri, Luiz Carlos Cardoso, representante do secretário estadual Marcio Nunes, o assessor da Casa Civil, Sérgio Pereira Jr, o representante do deputado estadual Do Carmo, Kaka Lacerda e o ex-prefeito de Florai, Fausto Herradon, entre outras lideranças.